Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias

Mercado e Negócios | 10/05/2011 | 15h44

Renault abre terceiro turno no Paraná

Montadora ampliará produção para mil carros/mês.

Giovanna Riato, AB

Giovanna Riato, AB

A Renault anunciou a abertura do terceiro turno de produção para junho deste ano, com a contratação de mil novos funcionários para a fábrica de São José dos Pinhais (PR). A empresa ampliará a produção das atuais 670 unidades por dia para cerca de mil veículos no mesmo período.

O anúncio deixa a montadora mais próxima de alcançar a capacidade de produção máxima no Brasil, com margem apenas para ampliar os volumes com ativação das linhas de montagem aos sábados e domingos. A abertura de mais um turno permitirá à marca francesa chegar à meta de montar 200 mil veículos no País este ano.

Dos profissionais contratados, 700 são operadores e cerca de 300 assumiram funções administrativas e na área de engenharia. “Não tivemos dificuldades de contratar colaboradores para a montagem. O problema está em encontrar engenheiros”, aponta Jean-Michel Jalinier, presidente da montadora para o Brasil.

O custo da mão de obra e as pressões trabalhistas são outras dificuldades da empresa. Há poucos dias, a Renault chegou a um acordo de participação nos lucros e resultados com os trabalhadores paranaenses sem enfrentar greves.

Apesar de bem-sucedida, a negociação chegou a um resultado insustentável na opinião de Jalinier. A Renault dará R$ 12 mil de PRL aos funcionários, com a primeira parcela de R$ 6 mil prevista para este mês. “Isso representa um avanço de mais de 30% sobre o valor do ano passado”, diz o dirigente, que lembra que a quantia será mais um obstáculo para resolver os problemas de competitividade que as fabricantes de veículos enfrentam no Brasil.



Tags: Renault, turno, contratação, produção, greve, PRL, fábrica, Paraná.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência