Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Mercado e Negócios | 06/05/2011 | 18h41

Estudo de competitividade sai no próximo mês

Anfavea vai apresentar levantamento para governo.

Giovanna Riato, AB

NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede Social


Giovanna Riato, AB

Mais de um ano depois de tomar posse da presidência da Anfavea, associação que reúne os fabricantes de veículos, Cledorvino Belini anuncia que o estudo de competitividade prometido pela entidade deve sair no próximo mês. O levantamento é a principal ação do executivo à frente da entidade e será apresentado ao governo para que sejam discutidas soluções.

A pesquisa vem em boa hora, já que o desequilíbrio entre importações e exportações é cada vez mais nítido no mercado brasileiro. Entre 2009 e 2010, a participação dos veículos nacionais cresceu 14%, enquanto os importados avançaram 41%. No no acumulado deste ano, a presença de modelos produzidos localmente caiu 0,7%, enquanto os veículos trazidos de outros mercados registraram alta de 28,5% de participação.

“Se o dólar continuar baixo como está devemos fechar o ano com 25% de participação dos importados”, alerta Belini. O executivo sempre defendeu que o maior problema não está na crescente presença dos modelos internacionais, mas sim em não exportar veículos nesta mesma proporção.

As vendas externas cresceram 13,9% em abril sobre março e 50,7% em relação ao mesmo mês de 2010, para 48.674 unidades. A expansão foi de 9,1% no acumulado do ano, com um total de 168.206 veículos. O número evidencia um saldo negativo de 77 mil unidades, já que foram importados 245 mil veículos no período. “Temos que definir que modelo nós queremos para o País: o de desenvolvedor de tecnologia ou o de exportador de commodities”, questiona Belini.



Tags: Anfavea, Cledorvino Belini, competitividade, estudo, exportação, importação, veículos.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência