Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Mercado e Negócios | 28/04/2011 | 08h02

CDC e venda a frotista puxam mercado de carros

Aumento do IOF não estimulou operações de leasing.

Redação AB

Redação AB

Em pesquisa realizada junto a 18 concessionários da Grande São Paulo, a consultoria MSantos constatou que não está havendo migração em financiamento de veículos do crédito direto ao consumidor para o sistema leasing, como foi aventado após o aumento do IOF de 1,5% para 3%. A hipótese foi levantada pelo fato do imposto não incidir no leasing.

“O crédito nos concessionários tem sido feito pelo CDC, com predominância nos bancos que são parceiros da revenda e, em menor escala, no banco utilizado pelo próprio cliente, onde ele já possui normalmente ficha aprovada”, explica Ayrton Fontes, especialista em varejo da consultoria.

Ele explica que entre os obstáculos à disseminação do leasing estão a complexidade maior da operação, com entraves burocráticos, o fato do veículo não ficar em nome do cliente e as dificuldades para liquidação antecipada do financiamento. Com esses complicadores, os vencedores das concessionárias acabam sugerindo aos clientes a opção pelo CDC.

As taxas de juros praticadas se mantiveram. Para uma operação em 60 meses, com entrada, a taxa varia de 1,6% a 1,8% ao mês. Sem entrada, avança para o patamar de 1,8% a 2,5%.

Apesar da queda no movimento de clientes no ponto de venda, causada pelo feriado prolongado, a MSantos projeta a comercialização de 310 mil automóveis, comerciais leves, ônibus e caminhões. “Há um grande esforço das montadoras nas vendas a frotistas, para compensar a retração dos consumidores”, analisa Ayrton Fontes.

Foto: Ayrton Fontes, analista da MSantos.



Tags: Concessionárias, vendas no varejo, automóveis, leasing, CDC, venda a frotistas.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência