Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Automóveis e Comerciais Leves | 24/04/2011 | 11h16

Taurus 2013 com EcoBoost no Salão de NY

Motor de 294 cv faz até 13 km/l.

Automotive Business

NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede Social


Redação AB, com informações da Ford

A Ford caprichou no powertrain do novo Taurus 2013, que exibe no Salão de Nova York de 22 de abril a 1º de maio. Além de um motor V6 SHO 3,5 L, o carro ganhou um novo EcoBoost 2 L, de quatro cilindros e alto desempenho, combinando injeção direta de gasolina e turbo para produzir 240 cavalos e 34,5 kgfm. O consumo fica na faixa de 13 km/l, explicado pelo fabricante como o menor da categoria.

Já o motor 3.5 V6, convencional, oferece 294 cv graças ao duplo comando de válvulas independente e variável, que promete também ser econômico e reduzir emissões.

O novo Taurus é o primeiro carro da marca na América do Norte com motor 2.0 EcoBoost, cuja presença deve se estender a outros veículos. Hoje, a Ford tem 12 veículos classificados como os melhores da categoria em economia de combustível na região, sendo quatro deles na faixa de 17 km/l, marca não igualada por outro fabricante.

Além da transmissão automática de seis velocidades que acompanha os dois motores, o novo Taurus conta com gerenciamento inteligente de bateria, corte de combustível em desacelerações, compressor de ar condicionado de volume variável, lubrificantes de baixo atrito e direção com assistência elétrica para aumentar a economia de combustível.

Na cabine as inovações de conforto incluem volante aquecido, bancos massageadores para o motorista e o passageiro, botão de partida e sistema de acesso inteligente, farol alto automático com sensores de tráfego, limpadores de para-brisa com ajuste automático de velocidade, câmera de ré de 8 polegadas, vidro traseiro com função de escurecimento ao toque de um botão e assistência de estacionamento. O sistema SYNC com MyFord Touch substitui os botões e visores tradicionais por comandos no volante e telas coloridas de LCD. Os revestimentos e isolações utilizam materiais reciclados e a espuma dos bancos é feita à base de soja.

Segundo a Ford, o carro conta com controle de torque vetorial que aplica uma pequena força de frenagem na roda dianteira de fora quando se acelera em curvas. Praticamente imperceptível para o motorista, esse equipamento é exclusivo na categoria e produz o mesmo efeito de um diferencial antiderrapante. Outra inovação é o controle de frenagem em curvas, que reduz a velocidade se o veículo entra muito rápido numa curva. A frenagem nas quatro rodas diminui a velocidade em torno de 16 km/h no intervalo de um segundo.

O conjunto de segurança inclui estrutura de aço reforçado com boro, controle eletrônico de estabilidade e airbags de cortina com sensor de capotamento. Há ainda controle de velocidade adaptativo com radar, que monitora o tráfego até 182 metros à frente e ajusta a velocidade automaticamente, sistema de monitoramento de pontos cegos e tráfego cruzado e chave MyKey, que permite limitar a velocidade, o volume do rádio e impede a desativação de sistemas de segurança do veículo.

A versão esportiva SHO vem com itens diferenciados de estilo e desempenho, incluindo motor 3.5 V6 EcoBoost de 370 cv com transmissão automática SelectShift de seis velocidades, calibração especial de suspensão e direção, freios especiais e rodas de 20 polegadas. Seu consumo fica na faixa de 10,6 km/l.



Tags: Ford, Taurus, EcoBoost, MyFord Touch, Sync.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência