Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Mercado e Negócios | 19/04/2011 | 17h19

Confiança do empresário industrial diminui

Índice apresenta queda pelo terceiro mês consecutivo.

Roberta Lopes, Agência Brasil

Roberta Lopes, Agência Brasil

O Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei) ficou em 59,7 pontos em abril, de acordo com pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), divulgada nesta terça-feira, 19. É o terceiro mês consecutivo no qual o índice apresenta queda e a primeira vez desde julho de 2009 que ele fica abaixo dos 60 pontos.

Na comparação com março, o índice caiu 0,8 ponto. Em relação a abril de 2010, o recuo é de 7,2 pontos. O índice varia de 0 a 100 e valores acima de 50 indicam empresários confiantes.

O índice de confiança entre os empresários do setor extrativo cresceu de 61,9 pontos, em março, para 63,1 pontos, em abril. O setor da indústria de transformação apresentou o índice mais baixo entre os três grandes setores, 58,1 pontos ante 59, sendo que o subsetor de couros registrou a menor taxa, 49,6 pontos. O setor da construção civil ficou com 60,3 pontos, abaixo do patamar de março (61,8).

A pesquisa revela que os empresários estão insatisfeitos com as atuais condições da economia. O indicador ficou em 48,5 pontos, abaixo dos 50 pontos. No mês de março, o índice chegou a 49,9 pontos.

Contudo, os empresários esperam melhores condições econômicas, como mostra o índice que mede a expectativa para os próximos seis meses, que ficou em 59,9 pontos.

Apesar da avaliação pessimista sobre as condições atuais da economia brasileira, os industriais têm uma boa perspectiva sobre situação das suas empresas. Esse índice ficou em 51,6 pontos. Para os próximos meses, a perspectiva em relação à empresa é de melhora, uma vez que o índice está em 66,6 pontos.

A pesquisa foi feita entre 31 de março e 14 de abril, com 1.957 empresas.



Tags: confiança, CNI, Icei, indústria.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência