Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Autopeças | 18/04/2011 | 17h55

Invasão chinesa na Automec teve 181 empresas

Asiáticos buscaram oportunidades na reposição e OEM.

Mário Curcio, AB

NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede Social


Mário Curcio, AB

A presença dos chineses na edição da Automec, feira de autopeças que terminou neste sábado, certamente deixou atentos os fabricantes nacionais de autopeças. A ala do país asiático tinha 130 estandes de 181 empresas. Ali eles ofereciam tudo, de compressores portáteis a reservatórios de expansão, de cadeirinhas para bebê a turbocompressores.

No final de cada dia de exposição, alguns cobriam rapidamente seus estandes, como se temessem o olhar curioso da concorrência. Outros, mais despreocupados, deixavam à mostra os produtos, talvez até como forma de despertar o desejo de potenciais compradores.

Para o gerente-geral da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-China, Alexandre Karabolad, os visitantes vieram oferecer seus componentes para reposição e também como itens originais: “Os carros chineses que estão chegando vão precisar de assistência no pós-venda”, afirma. “Mais que o mercado de reposição, eles buscam canais de distribuição e fornecimento direto para as próprias fabricantes. Aliando-se às montadoras, eles podem trazer subconjuntos”, diz Karabolad, sem, no entanto, revelar com quais fabricantes teria ocorrido essa negociação.

O bate-papo com uma agente de turismo que cuidava do transporte e alimentação dos visitantes revela o apetite chinês: “Eles veem o Brasil como um mercado melhor que os da Europa e Estados Unidos. Gostaram muito daqui. Acharam o País alegre, bonito. E buscam parceiros para enviar seus contêineres, já que não vendem em pequenas quantidades”, diz.



Tags: Automec, Câmara de Comécio Brasil-China, Alexandra Karabolad, autopeças, aftermarket.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência