Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Inovação

Ver mais notícias
ZF trabalha em atualizações de software em nuvem

Tecnologia | 27/04/2018 | 18h59

ZF trabalha em atualizações de software em nuvem

Parceria com eSync Alliance evitará parte dos gastos com recall e visitas à oficina

REDAÇÃO AB

A ZF se uniu à eSync Alliance para poder enviar atualizações em nuvem aos veículos e com isso reduzir, por exemplo, despesas com eventuais recalls. A iniciativa reúne várias empresas fornecedoras de soluções de dados de diagnóstico e atualizações OTA (“Over-the-Air”), quer dizer, partindo de uma nuvem.

O potencial de economia com o recurso é considerável: de acordo com especialistas, os gastos com recalls para atualizações de softwares em 2016 chegaram a US$ 3 bilhões somente nos Estados Unidos.

As atualizações não servirão apenas para corrigir problemas. À medida que os veículos se tornam mais complexos e caminham para a direção autônoma, os softwares para garantir sua cibersegurança e proteção nas ruas e estradas também precisam avançar.

A eSync Alliance se baseia na plataforma eSync, que combina componentes na nuvem e no automóvel. Essa plataforma foi originalmente desenvolvida para fornecer a comunicação segura com os dispositivos eletrônicos instalados nos veículos. Assim, ela funciona como uma blindagem contra ameaças externas.

O sistema também é capaz de fornecer comunicação bidirecional, que permite a coleta de dados para diagnose do veículo. Segundo a ZF, existem atualmente diversos sistemas OTA no mercado, cada um com mecanismos de atualização específicos. O eSync visa a estabelecer um padrão unificado.

“A ZF participará ativamente da aliança. Com nossos novos parceiros, poderemos fazer o setor avançar em conjunto”, afirma Franck Lesbroussart, chefe de desenvolvimento de software digital avançado da ZF.



Tags: ZF, eSync Alliance, OTA, recalls, Franck Lesbroussart.

Veja também

ABTV

AB Inteligência