Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Inovação

Ver mais notícias
PSA lança DS 7, o primeiro carro com plataforma para internet das coisas

Tecnologia | 23/04/2018 | 16h22

PSA lança DS 7, o primeiro carro com plataforma para internet das coisas

Modelo conectado traz tecnologia fruto da parceria com a Huawei, firmada em novembro passado

REDAÇÃO AB

O Grupo PSA apresenta seu primeiro carro equipado com sistema para a internet das coisas (IoT). Trata-se do crossback DS 7, que traz a tecnologia denominada Connected Vehicle Modular Platform (CVMP), construída sobre a plataforma Huawei OceanConnect IoT, como primeiro fruto da parceria firmada em novembro do ano passado com a Huawei.

A plataforma da Huawei é a mesma que além de ajudar a desenvolver carros conectados, poderá estar em smart homes (casas inteligentes) e smart cities (cidades inteligentes), proporcionando aos seus usuários acesso a uma variedade de serviços conectando todos esses elementos. Segundo a PSA, todas as interações entre o carro e a nuvem são seguras, uma vez que os dados do cliente e do carro são criptografados, garantindo sua integridade, autenticidade e confidencialidade. A plataforma Huawei será usada para todos os veículos conectados do Groupe PSA em todas as regiões onde esses veículos serão vendidos.

Por meio do CVMP, é possível acessar novos serviços de navegação e funções como um portal de serviços conectados que aparecem na tela do painel, além de reconhecimento de voz de linguagem natural. Também é possível saber sobre o status de manutenção do veículo, histórico de viagens, estilos de direção, que também podem ser acessados pelo smartphone do proprietário do veículo. Os serviços para clientes particulares e gestores de frota também serão adicionados a essas funcionalidades e incluirão serviços de infoentretenimento, atualizações remotas de softwares e de mapas de navegação, assistente pessoal, funções de diagnóstico remoto e de manutenção do veículo, bem como outros tipos de serviços úteis para locadoras, gestores de frotas e operadoras de carros compartilhados.

“Ao implantar sua nova plataforma conectando o veículo à internet das coisas, o Grupo PSA enriquece sua oferta de serviços e facilita a mobilidade para todos seus clientes. Com a Huawei, que é bem conhecida por sua capacidade de inovação, temos o prazer de mostrar hoje o primeiro resultado tangível de nossa parceria, oferecendo aos nossos clientes uma nova experiência proporcionada pela CVMP. O DS 7 crossback é o primeiro veículo a se beneficiar deste projeto conjunto, que será finalmente implementado em todos os veículos do Grupo”, declarou em nota o vice-presidente sênior de veículos conectados & estratégia de arquitetura de serviços do Grupo PSA, Jean Leflour.

O DS 7 crossback é equipado com várias funcionalidades inovadoras de assistência à direção. Sua nova versão híbrida a gasolina E-Tense 4x4 300 cv chega em 2019, marcando a ofensiva de eletrificação da DS Automobiles e do Grupo PSA.



Tags: PSA, Grupo PSA, carro conectado, internet das coisas, Huawei, IoT.

Veja também

AB Inteligência