Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Inovação

Ver mais notícias

Tecnologia | 19/04/2018 | 16h50

Grupo VW terá centro de desenvolvimento de softwares em Portugal

Unidade de TI desenvolverá soluções na nuvem para o departamento de TI do grupo e da marca MAN

REDAÇÃO AB

O Grupo Volkswagen vai instalar um novo centro de desenvolvimento dedicado a softwares em Lisboa, Portugal, para atender o departamento de TI do grupo e da marca MAN, de caminhões e ônibus. Será dedicado ao desenvolvimento de soluções baseadas na nuvem para maior digitalização de veículos conectados e também para os processos corporativos.

Segundo a VW, a meta é que no médio prazo, a unidade conte com 300 especialistas em TI, principalmente engenheiros de software, desenvolvedores de web e designers.

“Queremos recrutar especialistas de TI altamente qualificados e altamente motivados em Portugal. Estamos transferindo os nossos laboratórios digitais de Berlim para Lisboa, combinando as tarefas com os métodos ágeis de trabalho mais avançados do cenário de TI”, disse Martin Hofmann, responsável pela tecnologia da informação (CIO) do Grupo Volkswagen.

“Estamos gradualmente deixando de ser um fabricante de veículos comerciais com foco em hardware para nos tornarmos fornecedores de soluções de transporte sustentáveis e inteligentes. Os serviços digitais têm um papel importante a desempenhar nessa transformação. Já oferecemos uma ampla gama de serviços online para caminhões na forma de serviços digitais RIO e o MAN Digital Services. Desde 2017, nossos clientes têm acesso aos serviços baseados em nuvem com qualquer caminhão MAN novo na Europa. O novo centro de TI em Lisboa irá nos impulsionar consideravelmente nesta jornada”, declarou o diretor de TI da MAN, Stephan Fingerling.

“Estamos impulsionando a inovação aberta, convidando parceiros para compartilhar e evoluir em uma visão comum de mobilidade e criar um novo futuro. A chegada deste centro a Lisboa é o reconhecimento deste trabalho, desenvolvido em estreita parceria com o ecossistema empresarial da cidade, e certamente nos ajudará a fortalecer a nossa economia, a reter talentos e a criar empregos especializados nas áreas digitais e de mobilidade do futuro”, acrescentou o presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina.



Tags: VW, Volkswagen, desenvolvimento, softwares, Lisboa, Portugal, TI.

Veja também

ABTV

AB Inteligência