Automotive Business
  
ABLive

Inovação

Ver mais notícias
Troller firma parceria para desenvolver sistemas de IA e assistência de condução off-road

Tecnologia | 13/10/2020 | 16h57

Troller firma parceria para desenvolver sistemas de IA e assistência de condução off-road

Projeto será realizado com o polo de inovação Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará

REDAÇÃO AB

A Troller firmou uma parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) para o desenvolvimento de sistemas embarcados baseados em inteligência artificial para aplicação em assistência à condução off-road. O projeto será feito pelo polo de inovação IFCE, que atuará como Instituição de Pesquisa Científica e Tecnológica (ICT) na modalidade Embrapii – Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial.

Segundo o supervisor de chassi e powertrain da Troller, Afrânio Costa, a parceria é resultado de uma negociação que vem sendo feita há algum tempo entre as duas organizações.

“O objetivo é desenvolver novos sistemas com visão computacional e inteligência artificial que vão aprimorar a direção dos nossos veículos off-road, com o apoio da Embrapii e do Rota 2030”, destaca Costa. “É um ganha-ganha, gerando novas pesquisas e inovações com projetos ligados à indústria”, completa.

Segundo a diretora geral do Polo de Inovação Tecnológica do Embrapii, Cristiane Borges, o acordo com a Troller terá um impacto muito positivo, principalmente na formação dos alunos, que terão a oportunidade de participar de programas voltados ao mercado em novas áreas de tecnologia no setor automotivo. Ela acrescenta que muitos alunos que participam dos projetos são contratados pelas empresas, o que abre novos campos de desenvolvimento profissional.

Entre os mais de 60 projetos que atualmente estão na bancada do IFCE, este será o primeiro do instituto feito com uma montadora. A parceria com a Troller vai envolver diversas áreas da engenharia, incluindo computação, mecânica, mecatrônica, elétrica e telecomunicações, entre outras.

“A Troller, por ser cearense, é uma empresa que as ICTs almejam. Do ponto de vista institucional é um grande desejo tê-la como parceira, pela sua importância no âmbito nacional que agrega bastante ao ecossistema. Vai ajudar bastante em todos os sentidos”, diz Tarique Cavalcante, diretor de Inovação do IFCE.

O polo de inovação IFCE está entre as três instituições que mais contratam projetos Embrapii na região Nordeste, ao lado do Senai e da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Criado em 2015 com a proposta de desenvolver 52 projetos até 2021, superou a meta dois anos antes. Hoje, soma 64 projetos feitos em parceria com empresas de diferentes setores e regiões, principalmente do Sul e Sudeste. Este ano, renovou o programa para a realização de mais 50 projetos.



Tags: Troller, inovação, inteligência artificial, assistência de condução, off-road, IFCE, Ceará, tecnologia, Embrapii, Rota 2030.

Veja também

ABTV

AB Inteligência