Automotive Business
  
ABLive

Inovação

Ver mais notícias
Daimler e Volvo vão desenvolver e produzir células de combustível para pesados
Daimler e Volvo terão veículos comerciais com células de combustível na segunda metade da década

Engenharia | 22/04/2020 | 18h55

Daimler e Volvo vão desenvolver e produzir células de combustível para pesados

Empresas se uniram em joint venture, na qual a sueca entrará com cerca de € 600 milhões

REDAÇÃO AB

A fabricantes Daimler e Volvo vão desenvolver e produzir células de combustível para veículos comerciais pesados e outras aplicações. A Daimler vai concentrar suas atividades atuais dessa tecnologia em uma joint venture. E o Grupo Volvo irá adquirir 50% desta joint por cerca de € 600 milhões.

A meta é que ambas produzam em série veículos pesados movidos a células de combustível na segunda metade da década. Outros usos da tecnologia também estão previstos, inclusive fora do segmento automotivo. A joint venture incluirá operações em Nabern, na Alemanha. Haverá instalações de produção na Alemanha e no Canadá.

“Essa iniciativa conjunta com o Grupo Volvo é um marco de progresso para viabilizar a chegada de nossos caminhões e ônibus movidos por essa tecnologia nas estradas”, diz Martin Daum, presidente do conselho de administração da Daimler Truck AG e membro do conselho de administração da Daimler AG.



Apesar da parceria, a Daimler recorda que as duas companhias permanecem concorrentes nas outras áreas de negócios. Daimler e Volvo compartilham a visão Green Deal (Acordo Verde), cujas soluções de transporte pretendem eliminar as emissões de carbono até 2050.

Uma célula de combustível converte a energia química do hidrogênio e oxigênio (do ar) em eletricidade. Essa energia alimenta os motores elétricos que impulsionam o veículo. O processo não gera emissão de poluentes. Recentemente, Toyota e Hino anunciaram o desenvolvimento de um caminhão com essa tecnologia.



Tags: Daimler, Volvo, joint venture, células de combustível, hidrogênio, Martin Daum, Green Deal, Toyota, Hino.

Veja também

ABTV

AB Inteligência