Automotive Business
  
Siga-nos em:
AB Inteligência

Inovação

Ver mais notícias
Maxion de Limeira cria roda de alumínio 1,8 kg mais leve

Engenharia | 27/02/2020 | 18h15

Maxion de Limeira cria roda de alumínio 1,8 kg mais leve

Novo modelo será fornecido para veículo à venda no mercado japonês

REDAÇÃO AB

O time de engenharia avançada da Maxion Wheels de Limeira (SP) desenvolveu uma roda de alumínio de 6,5 polegadas de largura por 17 de diâmetro com 8,7 quilos, 1,8 kg a menor que outros modelos feitos com o mesmo material.

Como resultado, a nova roda conseguiu baixar o peso final de um automóvel em mais de sete quilos. Esse novo modelo de roda vai equipar um veículo japonês, permitindo que ele atenda à legislação local de emissões de CO2.

A Maxion superou até mesmo a meta da montadora japonesa, que previa 9,8 kg para cada roda. Para a criação da peça foi utilizada a otimização topológica, processo matemático customizado pela Maxion que avalia a quantidade mínima de massa estrutural necessária para garantir o máximo de rigidez e desempenho do produto.

O time de engenharia avançada utilizou um supercomputador que reduz o tempo de processamento de análises complexas em até 75%. Uma combinação de hardware e software customizados consegue verificar o melhor design para a roda entre mais de 5 mil opções de projeto, enquanto um projetista experiente conceberia três a quatro alternativas apenas.



Tags: Maxion, Limeira, roda de alumínio, CO2, supercomputador, otimização topológica.

Veja também

ABTV

AB Inteligência