Automotive Business
  
ABLive

Inovação

Ver mais notícias
Kia e Hyundai criam sistema inteligente para trocas de marcha
Durante testes, sistema reduziu em 43% a frequência das trocas de marcha e em 11% o uso dos freios

Engenharia | 21/02/2020 | 18h35

Kia e Hyundai criam sistema inteligente para trocas de marcha

Tecnologia utiliza informações de navegador 3D, câmera e radar instalados no veículo

REDAÇÃO AB

A Kia Motors e a Hyundai Motor Company anunciaram na Coreia do Sul o desenvolvimento de um sistema preditivo capaz de engatar a melhor marcha do veículo de acordo com as condições de tráfego e da estrada.

Chamada ICT Connected Shift System, a tecnologia utiliza um software na unidade de controle de transmissão (TCU) capaz de coletar e interpretar informações provenientes do sistema de navegação 3D, de uma câmera e de um radar instalado na dianteira do carro.

O navegador 3D fornece informações como elevação, trajeto retilíneo ou com curvas e diferentes ocorrências na estrada, além da condição de tráfego. O radar detecta a velocidade e a distância entre os veículos, enquanto a câmera fornece informações sobre a pista.

Usando todos esses recursos, a unidade de controle da transmissão escolhe a melhor marcha. Quando ocorre uma desaceleração mais longa e não há tráfego à frente, a transmissão passa sozinha para a posição Neutro.


ICT Connected Shift System pode antecipar reduções de marcha na aproximação de uma curva a partir de dados de navegação em 3D, de uma câmera, um radar e de informações on-line sobre o tráfego. Desenvolvimento também considera direção autônoma

Durante os testes, a frequência de trocas de marcha em carros Kia e Hyundai equipados com o ICT Connected Shift System foi 43% menor na comparação com veículos sem o sistema. Como consequência, o sistema reduziu a frequência de utilização do freio em 11%.

Quando é preciso acelerar rápido para entrar em uma rodovia, por exemplo, o ICT altera automaticamente a transmissão para o modo Sport. O sistema também está alinhado com o desenvolvimento da tecnologia para direção autônoma.

As duas marcas sul-coreanas planejam desenvolver ainda mais o ICT Connected Shift System, de modo que possa se comunicar com sinais de tráfego baseados em 5G ou LTE (Long Term Evolution, também voltado à transmissão de dados e comunicação em rede).



Tags: Kia, Hyundai, ICT Connected Shift System, 3D, TCU, 5G, LTE.

Veja também

ABTV

AB Inteligência