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Eixos elétricos movimentam Fenatran 2019
Dana leva duas soluções à Fenatran, uma para híbridos (acima) e outra para modelos 100% elétricos (foto: Mário Curcio)

Powertrain | 16/10/2019 | 16h40

Eixos elétricos movimentam Fenatran 2019

Fornecedores consagrados mostram soluções prontas e futuras para o transporte de carga

MÁRIO CURCIO, AB



A perspectiva de eletrificação da frota comercial fez com que diferentes fornecedores de eixos e transmissões mostrassem novas soluções de tração na Fenatran 2019, que ocorre até 18 de outubro no São Paulo Expo. A Dana vai à feira com dois eixos eletrificados para veículos comerciais, um para caminhões híbridos e outro para elétricos.

“A Dana tem soluções prontas e já em uso. O modelo híbrido já há tem 10 mil unidades rodando nos Estados Unidos, China e Canadá”, afirma o diretor de comunicação e marketing da empresa, Luís Pedro Ferreira.



“Todas as montadoras estão trabalhando nisso. A solução escolhida por cada uma vai depender do projeto do veículo e da matriz energética do país em que ele vai rodar”, diz Ferreira.

No início de 2019 a Dana estabeleceu uma parceria estratégica com a Hyliion para expandir sua oferta de sistemas híbridos diesel-elétricos. Há soluções para comerciais pesados que podem ser instaladas em caminhões novos ou adaptadas em antigos, transformando um 6x2 tradicional em um híbrido 6x4. A empresa também concluiu recentemente a aquisição da Nordresa, o que permitirá a oferta de soluções para veículos 100% elétricos a frotas e montadoras.

ALLISON LEVA E-EIXO À FENATRAN


A fabricante de transmissões Allison mostra na feira o e-eixo, um sistema de transmissão elétrica instalado no eixo de tração do caminhão. O conjunto é formado por dois motores elétricos, uma transmissão de duas velocidades e recursos eletrônicos. O caminhão pode receber um ou dois e-eixos.

“Ele pode ser aplicado em veículos de 18 toneladas em diante. Existe a possibilidade de produção em série a partir do segundo semestre de 2020 nos Estados Unidos, em Troy ou Indianápolis”, afirma o diretor regional da Allison para a América do Sul, Evaldo Oliveira.




Solução da Allison tem dois motores elétricos e uma transmissão de duas velocidades, tudo integrado. Caminhão pode receber um ou dois e-eixos

Outros fabricantes instalados no País se preparam para a eletrificação no transporte de carga. A Meritor leva à Fenatran o eixo elétrico 14Xe, criado para caminhões 4x2 de 9 a 26 toneladas de peso bruto total (PBT) e 6x4 de 26 a 40 toneladas de PBT.

A Randon e sua divisão Suspensys revelam o e-Sys, desenvolvido pela engenharia local. O conjunto é formado por um motor elétrico, uma unidade de controle eletrônico, inversor, bateria e sistema de frenagem regenerativa. Aplicado em carretas, ele pode gerar até 25% de economia de combustível.



Tags: Fenatran, Dana, Allison, Luís Pedro Ferreira, Evaldo Oliveira, Meritor, Randon, Suspensys.

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