Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Inovação

Ver mais notícias
Aptiv desenvolve arquitetura veicular para autônomos

Engenharia | 08/08/2019 | 19h25

Aptiv desenvolve arquitetura veicular para autônomos

Tecnologia foi constituída para atuar como cérebro e sistema nervoso do carro

REDAÇÃO AB

A Aptiv desenvolveu uma nova arquitetura veicular para carros autônomos que funciona como o “cérebro” e o “sistema nervoso” do carro. O cérebro é representado pelos softwares e computação, enquanto o sistema nervoso é formado por sensores e pela distribuição de energia e dados pelo veículo, a partir de fios e conectores.

“Para nós da Aptiv, o carro autônomo já é realidade. Temos uma frota de 30 veículos com nível 4 de autonomia circulando em Las Vegas (EUA) em parceria com a empresa de transporte por aplicativo Lyft. Temos a tecnologia disponível e estamos prontos para oferecer ao mercado”, afirma o vice-presidente e diretor executivo da Aptiv para a América do Sul, Eric Carneiro.

De acordo com a Aptiv, a nova arquitetura veicular tem a função de fazer com que elementos como software, hardware e controles, além da distribuição de dados, funcionem bem de maneira simultânea.

Atualmente, a empresa conta com duas arquiteturas inteligentes. Uma delas é a Zone, pensada para montadoras com um número limitado de plataformas e variantes. A outra é a Domínio, adequada para fabricantes de veículos com diversas plataformas.

“Permitimos inúmeras variações e possibilidades para que as montadoras tomem decisões sobre qual a melhor para sua demanda. Essa melhoria na arquitetura vai, num último estágio, aumentar a segurança dos passageiros com sistemas confiáveis de fornecimento de sinal e distribuição de energia”, conclui Carneiro.




Tags: Aptiv, Lyft, carros autônomos, softwares, sensores.

Veja também

ABTV

AB Inteligência