Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Inovação

Ver mais notícias

Mobilidade | 13/03/2018 | 17h31

Porsche, Daimler, Volvo e Italdesign se unem por carros voadores

Empresas apostam em drones autônomos para circular em cidades




REDAÇÃO AB

Nos anos 1960 a animação Os Jetsons previa um futuro com carros voadores. Demorou, mas enfim essa ideia começa a se transformar em uma possibilidade real. A Porsche firmou parceria com Daimler, Volvo Cars e Italdesign, empresa de design de automóveis fundada por Giorgetto Giugiaro. As companhias pretendem trabalhar juntas no desenvolvimento de drones autônomos para o transporte em grandes cidades.

As empresas apostam no que chamam de mobilidade tridimensional, que tem como meta ocupar o espaço vazio no céu para aumentar a eficiência dos deslocamentos. “É uma dimensão que está vazia, sem congestionamento. Pense em países como o México e o Brasil, com cidades onde é possível demorar quatro horas para fazer um deslocamento de 20 quilômetros. Pelo ar só levaria alguns minutos”, disse Detlev von Platen, diretor de vendas da Porsche, em entrevista a Automotive News Europe.

O plano não é inédito. Há uma série de companhias trabalhando em soluções semelhantes, como a Uber, que anunciou no começo deste ano parceria com a Bell Helicopter para desenvolver drone autônomo para até cinco passageiros. A própria Geely, chinesa que detém o controle da Volvo Cars, que comprou recentemente a Terrafugia, empresa do Estados Unidos que trabalha no desenvolvimento de carros voadores e planeja entregar sua primeira solução ao mercado já em 2019.



Tags: carros voadores, drone autônomo, Porsche, Daimler, Volvo, ITaldesign.

Veja também

ABTV

AB Inteligência