Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Inovação

Ver mais notícias
Volvo e Uber farão juntas carros 100% autônomos

Engenharia | 14/06/2019 | 20h40

Volvo e Uber farão juntas carros 100% autônomos

XC90 recém-apresentado será o primeiro capaz de trafegar sozinho

REDAÇÃO AB

A Volvo Cars e a Uber anunciaram a produção conjunta de carros 100% autônomos. As empresas haviam firmado um acordo de parceria de engenharia em 2016 e, desde então, desenvolveram protótipos destinados a impulsionar a criação de carros autônomos. O Volvo XC90 recém-apresentado é o primeiro modelo de produção que, em combinação com o sistema autônomo da Uber, é capaz de trafegar sozinho.

O SUV sueco é equipado com os principais recursos de segurança da Volvo que permitem à Uber a instalação do próprio sistema direção autônoma, tornando possível a implantação futura desses carros na frota de veículos da empresa, operando como um serviço autônomo de compartilhamento de viagens.

Segundo a Volvo, as características mais importantes dos veículos incluem sistemas de backup para as funções de direção e frenagem, bem como a energia reserva para a bateria. Se um dos sistemas primários falhar, os de backup agirão imediatamente para parar o veículo.

Além dos sistemas de suporte à condução integrados da Volvo, há também sensores no topo do carro e embutidos no veículo, todos projetados para o sistema de direção autônoma da Uber operar com segurança.

"Na metade da próxima década, esperamos que um terço de todos os carros que vendermos seja autônomo. O acordo com a Uber enfatiza nossa meta de ser o fornecedor preferido das empresas de compartilhamento”, afirma o presidente e CEO da Volvo, Hakan Samuelsson.





Tags: Volvo, Uber, autônomo, XC90, Hakan Samuelsson.

Veja também

ABTV

AB Inteligência