Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Inovação

Ver mais notícias
Siemens fornecerá tecnologia para Volkswagen Industrial Cloud

Parcerias | 02/04/2019 | 4h4

Siemens fornecerá tecnologia para Volkswagen Industrial Cloud

Ecossistema que inclui a Amazon Web Services vai conectar cadeia de fornecedores e usar inteligência de dados

GIOVANNA RIATO, AB | De Hannover (Alemanha)

A Siemens vai trabalhar ao lado da Amazon Web Services na construção e operação da Volkswagen Industrial Cloud, sistema de inteligência de dados e processos que a fabricante de veículos vai implementar em 122 fábricas no mundo. A companhia fornecerá à montadora a tecnologia MindSphere, sistema de Internet das Coisas (IoT) que funciona como plataforma aberta, capaz de abrigar uma série de novas funcionalidades e aplicativos que trabalharão com as informações armazenadas na nuvem da Amazon.

A parceria, que foi anunciada pela Volkswagen no último dia 29, foi comentada pela Siemens durante a Hannover Messe, maior feira de tecnologia industrial do mundo, que abriu as portas na segunda-feira, 1º. “É uma plataforma para a cadeia produtiva que conecta o chão de fábrica à nuvem de dados”, contou Klaus Helmirich, membro do conselho de administração da empresa e CEO da divisão de indústria digital.

Segundo ele, a ideia é levar transparência e gerar inteligência para a montadora identificar oportunidades de melhoria da produção, aprimorar a qualidade, flexibilizar a operação e, até mesmo, mapear tendências e novas oportunidades de negócio. “O desafio de toda a indústria é garantir mais produtividade com alto nível de customização mesmo em um mercado cada vez mais complexo.”, diz o executivo.

“A eficiência só acontece quando combinamos a automação das fábricas ao uso inteligente de dados. É isso que estamos buscando com a Volkswagen Industrial Cloud”, afirma Klaus Helmirich.

O CEO aponta que o sistema vai gerar ganhos a toda a cadeia produtiva da empresa, já que entregará conhecimento a partir dos dados, o que permitirá aos fornecedores trabalharem com mais eficiência. A solução torna possível de fato criar um padrão para a produção global, detectando os processos mais eficientes em cada fábrica e expandindo essas práticas globalmente.

CADEIA PRODUTIVA INTEGRADA


A solução vai conectar cada máquina e fábrica dos 122 complexos industriais da Volkswagen no mundo – incluindo, claro, o Brasil. Todos os dados gerados nas operações serão armazenados na nuvem. No futuro, a companhia pretende integrar também toda a sua cadeia de 1,5 mil fornecedores no sistema de dados, somando mais de 30 mil fábricas no mundo. Esta etapa pode ser um desafio no Brasil, onde os elos mais distantes da montadora na cadeia produtiva ainda têm dificuldade para adotar conceitos de Indústria 4.0 em suas plantas.

“A questão é que não existe transformação digital apenas dentro do seus próprios muros. A cadeia produtiva precisa vir junto”, diz José Borges Frias Júnior, diretor de estratégia da Siemens no Brasil.

Segundo ele, para alcançar o potencial máximo de produtividade e flexibilidade na operação como a Volkswagen almeja com o novo sistema é essencial ter todos os fornecedores integrados no sistema.



Tags: Siemens, Volkswagen Industrial Cloud, amazon Web Services, parceria, tecnologia.

Veja também

ABTV

AB Inteligência