Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Inovação

Ver mais notícias
VW quer neutralizar CO2 na produção de elétrico I.D.

Estratégia | 15/02/2019 | 13h17

VW quer neutralizar CO2 na produção de elétrico I.D.

Outra missão da nova linha de carros é compensar o efeito negativo gerado pelo dieselgate para a marca

REDAÇÃO AB

Pela primeira vez em sua história, o Grupo Volkswagen desenha a estratégia de produção de um carro com a meta de tornar a operação neutra em emissões de carbono. Este é o plano para a fabricação do primeiro modelo da família de elétricos I.D., que deve chegar ao mercado europeu ainda em 2019. Pelas contas da empresa, o projeto vai economizar a emissão anual de 1 milhão de toneladas de CO2.

A estratégia inclui usar energia limpa para abastecer a fábrica do modelo na cidade alemã de Zwickau. Além disso, o Grupo Volkswagen criou uma nova empresa, a Elli Group, para fornecer eletricidade de fontes renováveis para os novos carros. O empreendimento contará com uma rede de postos de recarga para estes modelos – serão mais de 400 só na Europa.

Segundo a companhia, quando não for possível gerar energia a partir de uma fonte limpa, o plano é investir em projetos de compensação climática. Além de contrabalançar as emissões de carbono da operação, a iniciativa também pretende neutralizar a mancha na história do Grupo Volkswagen causada pelo dieselgate. O projeto, no entanto, passa longe de reverter a externalidade negativa gerada pela fraude em mais de 11 milhões de carros vendidos globalmente com motores programados para emitir mais do que o permitido.

O plano de reconstrução da marca Volkswagen após o escândalo prevê o lançamento de 20 carros elétricos até 2025, com investimento de € 9 bilhões.



Tags: Volkswagen, I.D., carro elétrico, emissões, sustentabilidade, Elli Group.

Veja também

ABTV

AB Inteligência