Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Inovação

Ver mais notícias
Waymo investe em fábrica de carros autônomos em Detroit

Novos negócios | 24/01/2019 | 19h47

Waymo investe em fábrica de carros autônomos em Detroit

Será a primeira planta do mundo dedicada à montagem de veículos com nível 4 da tecnologia

REDAÇÃO AB

Enquanto as montadoras tradicionais se esforçam cada vez mais para parecer com empresas do Vale do Silício, há quem faça o movimento contrário: a Waymo empresa de carros autônomos da Alphabet, holding do Google. Em paralelo com o lançamento de seu serviço de táxis autoguiados Phoenix nos Estados Unidos, a companhia trabalha na construção de uma fábrica na região de Detroit, o berço da indústria automotiva no país.

Será a primeira planta do mundo dedicada completamente à produção de veículos com nível 4 de automação, em que o sistema é capaz de conduzir sem precisar de um condutor humano em quase todas as situações, com capacidade de estacionar de forma segura caso o motorista não assuma a direção em um momento crítico. Com isso, a empresa mostra que a tecnologia tem potencial para transformar a maneira como a indústria automotiva se organiza tradicionalmente.

FCA E JAGUAR LAND ROVER PRODUZIRÃO CARROS


A Waymo concentra esforços no desenvolvimento do hardware e do software de condução automatizada e, com isso, é a companhia que lidera os testes destes modelos em vias públicas, com mais de 10 milhões de quilômetros rodados. A empresa da Alphabet já admitiu que não tem planos de se posicionar como uma montadora, que fabrica carros completos, mas como uma fornecedora de serviços de mobilidade.

Sendo assim, o novo empreendimento reunirá esforços também de duas parceiras importantes da Waymo: a FCA – Fiat Chrysler Automobiles, e a Jaguar Land Rover. Enquanto as fabricantes produzirão os automóveis, a companhia do Vale do Silício se concentrará em desenvolver o software e as plataformas digitais necessárias para que os veículos pensem sozinhos.

INVESTIMENTO E CONTRATAÇÕES


A planta já está em construção, com inauguração prevista ainda para este ano. A unidade recebe investimento de US$ 13,6 milhões, com mais de US$ 8 milhões de incentivo do governo. Segundo a Waymo, a região de Detroit foi escolhida para sediar a unidade por causa da ampla oferta de mão de obra qualificada e do clima que oferece diversidade de condições para os testes e desenvolvimento dos carros.

A empresa já conta com uma estrutura tímida de desenvolvimento ali com cerca de 20 funcionários. A fábrica, no entanto, deve empregar 400 pessoas. A região tradicional da indústria automotiva também garante fácil acesso a fornecedores. A Magna, por exemplo, já está entre as empresas confirmadas.



Tags: Waymo, carro autônomo, tecnologia, fábrica, FCA, Jaguar Land Rover.

Veja também

ABTV

AB Inteligência