Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Inovação

Ver mais notícias
Volvo assina acordo histórico com mineradora norueguesa

Internacional | 21/11/2018 | 19h47

Volvo assina acordo histórico com mineradora norueguesa

Seis caminhões FH autônomos farão transporte de calcário por 5 km

REDAÇÃO AB

A Volvo assinou um acordo histórico com a mineradora norueguesa Bronnoy Kalk. Seis caminhões FH autônomos vão transportar o calcário de uma mina a céu aberto até um porto nas proximidades. Os veículos farão o transporte do minério por um pequeno trecho de cinco quilômetros.

Eles vão transitar por túneis entre a mina e o triturador. Segundo a Volvo, vários testes foram realizados com sucesso durante este ano e a solução estará totalmente operacional até o fim de 2019.

“Estamos desenvolvendo soluções com o nível de automação adequado à necessidade específica de cada cliente. No Brasil já há caminhões Volvo com tecnologia autônoma na colheita de cana-de-açúcar. Agora, com essa nova inciativa na Noruega, na aplicação de mineração, a Volvo vai aos poucos tornando a tecnologia de caminhões autônomos uma realidade comercial”, afirma Alan Holzmann, diretor de planejamento de produto da Volvo Trucks na América Latina.

“O objetivo inicial é dar apoio aos motoristas em operações repetitivas, cansativas ou de risco, em áreas confinadas, sem trânsito aberto a outros veículos ou pedestres”, recorda Holzmann.



O contrato na Noruega segue outros projetos de automação com caminhões Volvo na mineração, colheita de cana-de-açúcar e coleta de lixo. Em 2016, Automotive Business viajou a convite da montadora para presenciar um FMX em operação em uma mina da Suécia.



Tags: Volvo, Bronnoy Kalk, mineradora, Alan Holzmann.

Veja também

ABTV

AB Inteligência