Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Inovação

Ver mais notícias
Volvo venderá 800 carros híbridos no Brasil em 2019
Novo híbrido da Volvo no Brasil, XC60 T8 sai por R$ 299.950. Deve atingir 500 unidades no ano que vem

Lançamentos | 28/09/2018 | 20h15

Volvo venderá 800 carros híbridos no Brasil em 2019

Volume corresponde a 10% de sua projeção total de veículos para o ano que vem

MÁRIO CURCIO, AB

A Volvo pretende vender cerca de 8 mil automóveis no País em 2019 e, desse total, 10% serão híbridos. A estimativa foi divulgada pelo presidente da Volvo Cars do Brasil, Luis Rezende, durante a apresentação do XC60 T8. A nova opção híbrida chega às concessionárias agora em outubro por R$ 299.950, mas antes disso já teve 70 unidades negociadas na operação de pré-venda. Até o fim do ano serão 200. O carro é trazido da fábrica chinesa de Chengdu, assim como toda a linha XC60 2019, que inclui também versões a gasolina e híbridas.

“Com a produção chinesa conseguimos aumentar o volume para o Brasil. A fábrica também abastece os Estados Unidos e Canadá”, afirma Rezende.



Dessa forma, a unidade belga de Ghent se concentra agora para abastecer os mercados europeus do XC60. Da previsão de 800 híbridos Volvo para o Brasil em 2019, 500 serão do próprio XC60. O restante vai se dividir entre o XC90 (outro utilitário esportivo), o novo sedã S90 (que já está na rede) e o S60, que entrou em produção nos Estados Unidos em junho deste ano, mas só chega ao Brasil na primeira metade de 2019. Para se posicionar nesse novo cenário de eletrificação, a Volvo promete instalar 250 pontos de recarga elétrica no Brasil até abril do ano que vem (veja aqui).


Na ilustração, o verde representa o motor a gasolina, as rodas movimentadas por ele e o tanque de combustível; o azul está relacionado ao motor elétrico, à bateria (no centro) e à transmissão traseira

OS DESTAQUES DO HÍBRIDO XC60 T8


Trazido na versão topo de linha R-Design, o XC60 T8 recebe um motor 2.0 a gasolina com turbo, injeção direta e 320 cavalos. A potência combinada dos dois motores (a gasolina e elétrico) chega a 407 cavalos. A aceleração de zero a 100 km/h ocorre em apenas 5,3 segundos. A velocidade é limitada em 230 km/h. Uma das vantagens de ter um híbrido vem do baixo consumo. O XC60 T8 faz 19 km/l na cidade, 20 km/l na estrada e recebeu letra A no programa de etiquetagem veicular.

Quando se fala em Volvo, logo vêm à cabeça os equipamentos de segurança. Não seria diferente com o XC60 T8. Ele é equipado com a nova geração do programa City Safety. Agora, além de frear, o sistema também move o volante a fim de evitar o atropelamento de pedestres, ciclistas e animais de grande porte durante o dia ou à noite.

O sistema de monitoramento de pontos cegos do XC60 T8 também faz mais do que alertar sobre a proximidade de veículos ao lado e atrás, movendo o volante para o lado oposto se for preciso. O carro traz ainda o aviso de tráfego cruzado e o alerta de saída de faixa com redução das consequências de uma colisão em pista oposta.


Toda a linha XC60 2019 passou a vir da fábrica chinesa de Chengdu, inclusive versões a gasolina e a diesel

O recurso ajuda a evitar batidas contra outros veículos em sentido contrário com correções de trajetória ou vibração no volante e alerta sonoro. Funciona entre 65 km/h e 200 km/h. Outro item é o alerta de colisão traseira, que faz piscar as lanternas com a aproximação repentina de um veículo e também tensiona os cintos de segurança para reduzir os efeitos de eventual impacto.

O XC60 T8 permite escolher entre seis modos de condução diferentes, do mais econômico ao esportivo. No modo 100% elétrico ele consegue andar por 40 quilômetros. Sua bateria de íons de lítio pode ser recarregada tanto pelo motor a gasolina como em tomada apropriada de 220 volts. O tempo varia de três a sete horas, dependendo da amperagem da corrente.

Vale dizer que combinação dos dois motores resulta em tração 4x4. O elétrico movimenta as rodas traseiras. A transmissão é automática de oito velocidades, com aletas para troca de marcha atrás do volante.


Central multimídia é compatível com Apple Car Play ou Android Auto. Bancos dianteiros têm ajustes elétricos e aquecimento e o de trás vem com assento infantil

A central multimídia é compatível com Apple Car Play ou Android Auto. Tem tela sensível ao toque de nove polegadas. O sistema de som tem 13 alto-falantes e 600 watts. Além dos itens de segurança, o carro traz piloto automático adaptativo (capaz de acompanhar o tráfego à frente, reduzindo a velocidade ou reacelerando), ar-condicionado com duas zonas distinta de temperatura, faróis totalmente em LEDs, assento infantil integrado ao banco traseiro e bancos dianteiros com ajustes elétricos, memória e aquecimento.



Tags: Volvo, híbridos, CX60, T8, Luís Rezende.

Veja também

AB Inteligência