Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Inovação

Ver mais notícias
Bosch lança aplicativo de smartphone para substituir chaves de frotas de caminhões
Bosch apresenta aplicativo para “guardar” chaves de frotas de caminhões dentro do smartphone



Tecnologia | 31/08/2018 | 21h40

Bosch lança aplicativo de smartphone para substituir chaves de frotas de caminhões

Empresa vai apresentar solução para transportadoras no Salão de Hannover

REDAÇÃO AB

No próximo Salão de Veículos Comerciais de Hannover, na Alemanha (20 a 27 de setembro), a Bosch vai apresentar uma solução que promete tornar obsoleto os quadros de chaves e possíveis extravios em frotas de caminhões. Travar e destravar portas ou ligar e desligar os veículos são operações que poderão ser feitas pelo motorista, ou pela central remota da empresa transportadora, por meio de um aplicativo de smartphone. É a chave digital.

“Nosso aplicativo Perfectly Keyless faz das chaves convencionais dos veículos algo do passado”, afirma Harald Kröger, presidente da divisão de eletrônicos da Bosch. Segundo a companhia alemã, a solução serve para qualquer tipo de veículo, mas grandes frotistas são os clientes com maior potencial de aproveitamento da tecnologia. A Bosch calcula que existem 15 mil operadores logísticos só na Alemanha que precisam gerenciar no mínimo uma dúzia de veículos e motoristas.

Grandes frotistas ainda guardam as chaves de caminhões em grandes quadros com ganchinhos e qualquer chave perdida dá início a uma improdutiva operação de busca por cópias ou outras soluções. O Bosch propõe digitalizar todas essas chaves em seu aplicativo, que pode ser instalado nos smartphones de motoristas e operadores de carga, que no futuro vão integrar o sistema de gerenciamento e agendamento de fretes.

Assim que uma carga e uma rota são definidas para um determinado caminhão, o operador simplesmente envia uma liberação de chave digital codificada pessoal para o smartphone do motorista. Assim que ele se aproxima do veículo designado, o celular é reconhecido automaticamente por sensores do computador de bordo conectado – que recebe a mesma codificação – e as portas são destravadas. Os sensores também detectam quando o motorista senta à frente do volante para liberar o botão de partida do motor. Ao fim da jornada, quando o caminhoneiro deixa o veículo, as portas são travadas automaticamente.

Nada disso funciona se a chave digital recebida não “casar” com o caminhão definido para ela. Em caso de alguma mudança no agendamento ou na rota, o sistema ajusta as informações automaticamente assim que os novos dados são inseridos no sistema. Se o celular for perdido ou roubado, a chave digital pode ser bloqueada on-line pela central de operações. Mesmo quando a bateria do smartphone ficar sem carga, a chave continuará a funcionar, por meio de comunicação sem-fio de curta distância com o veículo que reconhece o chip do dispositivo.



Tags: Bosch, aplicativo, smartphone, chaves para frotas de caminhões, Salão de Hannover Alemanha, IAA Nutz.

Veja também

ABTV

AB Inteligência