Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Inovação

Ver mais notícias
Volkswagen fornecerá 1,6 mil caminhões elétricos à Ambev
VW e-Delivery 100% elétrico vai compor frota limpa da Ambev até 2023

Negócios | 20/08/2018 | 15h18

Volkswagen fornecerá 1,6 mil caminhões elétricos à Ambev

Primeiro e-Delivery 100% elétrico será testado este ano; empresa quer 35% da frota movida a energia limpa até 2023

REDAÇÃO AB

A Volkswagen Caminhões e Ônibus fornecerá 1,6 mil caminhões elétricos até 2023 para a Ambev, dona e distribuidora das marcas Skol, Brahma, Antarctica e Guaraná, entre outras, que irá utilizá-los para o transporte urbano de bebidas no Brasil. Isso representará 35% da frota da Ambev, que será composta por veículos movidos a energia limpa: segundo a empresa, cerca de 30,4 mil toneladas de CO2 deixarão de ser emitidos em sua cadeia logística por ano. Entre 2014 e 2017, a companhia já reduziu esse índice em 33,9%.

O primeiro modelo a integrar a frota será o VW e-Delivery, o primeiro caminhão 100% elétrico desenvolvido na América Latina. Os testes com a Ambev iniciam ainda este ano. Um protótipo dele foi apresentado durante a última Fenatran.

A ideia é que o e-Delivery seja carregado com 100% de energia elétrica adquirida de fontes limpas, como eólica e solar. A fase inaugural de testes permitirá determinar a tecnologia adequada para atender as operações do cliente.

Desenvolvido no Brasil, o e-Delivery traz soluções de última geração para uma logística mais limpa, como sistemas inteligentes que ajustam a demanda da bateria conforme a operação e para recuperar a energia da frenagem. Os caminhões podem chegar a uma autonomia de até 200 quilômetros, de acordo com a aplicação e a configuração do veículo.

“Graças à nossa parceria com a Cervejaria Ambev, que já dura mais de 20 anos, fomos os primeiros a desenvolver veículos vocacionais para distribuição de bebidas. E agora, mais uma vez, saímos juntos na frente, ingressando na era elétrica”, destaca o presidente e CEO da VW Caminhões e Ônibus, Roberto Cortes.



A parceria é um marco na história das duas empresas: esse é o maior anúncio do tipo já feito no mundo.

“Temos certeza que esse projeto contribuirá muito para a construção do legado sustentável que queremos deixar para as próximas gerações”, afirma o diretor de logística e suprimentos da Cervejaria Ambev Guilherme Gaia.

Nos últimos cinco anos, a Ambev destinou mais de R$ 1 bilhão para projetos voltados a sustentabilidade socioambiental em sua operação. Agora, a cervejaria anunciou novos compromissos, com metas a serem atingidas até 2025, sustentada por quatro pilares, entre eles a de ações climáticas, que envolvem a redução em 25% das emissões de carbono em sua cadeia de valor.



Tags: Volkswagen, caminhão elétrico, Ambev, e-Delivery.

Veja também

AB Inteligência