Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Inovação

Ver mais notícias

Transportes | 20/07/2018 | 20h0

Daimler levará ônibus elétrico ao Salão de Hannover

Novo eCitaro dá a largada em cronograma de desenvolvimento da tecnologia nos próximos anos

REDAÇÃO AB

A Daimler Buses levará ao IAA 2018 – Salão de Veículos Comerciais de Hannover (de 20 a 27 de setembro na Alemanha) um ônibus Mercedes urbano totalmente elétrico, o eCitaro, e também o Setra S 531 DT, com dois andares e frenagem ativa como item de série.

Com a estreia do eCitaro elétrico a montadora propõe também um cronograma concreto para o desenvolvimento dessa tecnologia em coletivos urbanos para os próximos anos. O modelo já cobre parte das operações urbanas e em pouco tempo, de acordo com a companhia, poderá substituir totalmente o motor a combustão. O eCitaro incorpora um sistema que apoia os operadores de transporte com consultoria, gestão de treinamento de seus colaboradores e prestação de serviços.

No Setra Top Class S 531 DT, de dois pisos, o destaque está no Active Brake Assist 4, primeiro sistema de assistência ativa de frenagem para ônibus rodoviário que também freia para pedestres. Ele se tornará equipamento de série de modelos da Mercedes-Benz e da Setra em 2019. O conforto e baixo consumo são outras vantagens do modelo de dois andares, garante a Daimler Buses.

Outros lançamentos guardados para o Salão de Hannover são o Preventive Brake Assist, que realiza assistência ativa de frenagem para o segmento de ônibus urbano, e o Sideguard Assist, primeiro sistema de assistência que avisa sobre a presença de pedestres, ciclistas e obstáculos parados quando se está manobrando o ônibus para os lados. As tecnologias semiautônomas também avançam em ônibus à venda no Brasil. A Mercedes começa a entregar neste semestre veículos com piloto automático adaptativo (ACC) e frenagem automática de emergência (veja aqui).



Tags: Daimler, Mercedes, Setra, eCitaro, Top Class S 531 DT, Active Brake Assist 4.

Veja também

AB Inteligência