Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Inovação

Ver mais notícias
Jaguar Land Rover testa tecnologias autônomas no Reino Unido
Projeto UK Cite inclui testes do F-Pace (foto) e outros veículos do grupo por mais de 60 km de vias conectadas

Engenharia | 29/06/2018 | 16h2

Jaguar Land Rover testa tecnologias autônomas no Reino Unido

Rodagem é parte de um projeto que avalia conexões de um carro com outro e destes com a via

REDAÇÃO AB

A Jaguar Land Rover vem utilizando carros inteligentes e conectados no Reino Unido como forma de se preparar para as tecnologias autônomas. Os testes em vias públicas incluem o Discovery Sport, o Range Rover, o Jaguar F-Pace e fazem parte do UK Cite, um projeto de 7,1 milhões de libras voltado a criação da primeira infraestrutura totalmente conectada para carros autônomos do Reino Unido.

De acordo com a JLR, mais de 60 quilômetros de estradas britânicas irão se beneficiar de uma combinação mundial de tecnologias sem fio (entre elas 3G e 4G), garantindo que os veículos sempre possam se conectar um ao outro.

O projeto vai durar dois anos e meio e tem a participação da Visteon, da prefeitura e da Universidade de Coventry, da Highways England Company Ltda., Horiba Mira, Huawei, Siemens, Vodafone, Transport for West Midlands e da Universidade de Warwick, além, claro, da Jaguar Land Rover.

Para a montadora, a comunicação dos carros entre si e com o ambiente ao redor é vital para a implantação segura dos carros autônomos. A tecnologia de conexão complementa outros sensores do carro e amplia sua capacidade de "ver" mais adiante e "falar" com os outros veículos, com a infraestrutura, com os pedestres e com a rede.

Por exemplo, ao advertir que um carro muito à frente freou, a tecnologia permite que o motorista seguinte evite um possível acidente. O sistema funcionará tanto na direção manual quanto autônoma e, portanto, irá melhorar a segurança no trânsito em todos os níveis de autonomia.

“Para aproveitar todos os benefícios dos carros autônomos é preciso entender a infraestrutura necessária”, afirma o gerente de conectividade da Jaguar Land Rover, Colin Lee.



A Jaguar Land Rover testará recursos inteligentes e conectados como, por exemplo, avisos eletrônicos de emergência para luz de freio, para alertar sobre obras e condições de tráfego.

O projeto UK Cite (United Kingdom Connected Intelligent Transport Environment) visa a criar um ambiente avançado para testar veículos conectados e autônomos. Inclui os equipamentos de conectividade para os mais de 60 quilômetros de vias, com combinações de três tecnologias que conectam os carros ente si, além do teste de uma quarta, conhecida como LTE-V, também voltada à comunicação entre veículos e tudo o que houver ao seu redor.

O projeto vai estabelecer como essas tecnologias poderão melhorar os deslocamentos diários com segurança e também com entretenimento.

CENTRO DEDICADO AO TEMA EM MANCHESTER


A Jaguar Land Rover anunciou planos para um novo centro de software, tecnologia da informação (TI) e engenharia em Manchester, para apoiar sua estratégia de introduzir tecnologias conectadas em futuros veículos. O local trabalhará ao lado das equipes de engenharia da empresa, no Gaydon Pioneering Hub, em Warwickshire, importante centro de design e engenharia.

Uma pequena equipe vai ajudar a criar a próxima geração de tecnologias de carros conectados. Também vai trabalhar em serviços de mobilidade e no desenvolvimento de recursos tecnológicos dos futuros carros da Jaguar e da Land Rover.

Manchester é a segunda maior cidade digital do Reino Unido, atrás apenas de Londres, e é reconhecida como um centro de excelência para engenheiros, particularmente com habilidades para processamento de informações em nuvem.

A JLR informa ainda que procura especialistas em TI, engenheiros de software e desenvolvedores com experiência em diversas áreas, como recursos baseados em nuvem, software veicular e arquitetura de veículos. Outras informações podem ser obtidas pelo site www.jaguarlandrovercareers.com.



Tags: Jaguar, Land Rover, UK Cite, Visteon, Horiba Mira, Huawei, Siemens, Vodafone.

Veja também

AB Inteligência