Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Inovação

Ver mais notícias
Audi e Airbus testarão drones de passageiros na Alemanha

Tecnologia | 20/06/2018 | 19h17

Audi e Airbus testarão drones de passageiros na Alemanha

Empresas assinaram compromisso com o governo europeu para desenvolver sistema de táxi aéreo autônomo

REDAÇÃO AB

Os veículos do futuro certamente vão transformar as ruas das cidades e, possivelmente, os céus também. O motivo é a aposta cada vez mais intensa das empresas no desenvolvimento de drones de passageiros que poderão, de forma autônoma, levar pessoas de um ponto a outro. A Audi e a Airbus, que já trabalham juntas na tecnologia, deram um novo passo no projeto na quarta-feira, 20, quando assinaram compromisso com o governo alemão para testar táxis aéreos na cidade de Ingolstadt.

Chamado de Urban Air Mobility, o plano pretende transformar a cidade em centro de experimentação e operações do novo meio de transporte. Segundo a montadora alemã, a novidade fará parte do cenário urbano no futuro ao lado de carros conectados, elétricos e autônomos. É o que a Audi chama de mobilidade de terceira dimensão.

A companhia apresentou no Salão de Genebra deste ano o conceito Pop.Up Next, desenhado em parceria com a Italdesign e a Airbus para mostrar a visão das empresas para o transporte autônomo de pessoas por via aérea. Modular, o veículo conta com uma cabine que pode ser acoplada tanto às hélices para voar, quanto a uma plataforma que o transforma em um automóvel capaz de rodar em terra.

A aposta nos drones autônomos de passageiros é uma forte tendência global na busca por tornar o transporte mais fluído. Para intensificar seu programa nessa área, a Airbus anunciou recentemente a criação de uma divisão focada em mobilidade. A Uber, por sua vez, firmou parceria com a brasileira Embraer na busca por desenvolver a tecnologia.

Enquanto isso, a chinesa Ehang prepara operação comercial de táxis aéreos autônomos em Dubai. O modelo da marca tem espaço para levar apenas uma pessoa, que precisa simplesmente entrar no veículo e escolher o destino em uma tela sensível ao toque para ser levada até ele.



Tags: Audi, Airbus, drone de passageiro, autônomo, táxi aéreo.

Veja também

ABTV

AB Inteligência