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Opinião | Julian Semple |

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Julian Semple

Hyundai é a marca que mais valorizou nos últimos sete anos

Pesquisa anual da Interbrand inclui 13 automotivas das 100 mais valiosas

A pesquisa anual realizada pela empresa inglesa Interbrand que escolhe as 100 marcas mais valiosas no mundo, inclui em 2012 um total de 13 fabricantes de veículos – duas a mais do que em 2011. No ranking automotivo, a colocação foi na seguinte ordem: Toyota, Mercedes-Benz, BMW, Honda, VW, Ford, Hyundai, Audi, Porsche, Nissan, Kia, Harley-Davidson e Ferrari.

Este ano, a Kia apareceu pela primeira vez na lista e a Harley-Davidson retornou após ausência de um ano. A Lexus, divisão de carros de luxo da Toyota, que estava presente até 2009, não aparece no ranking atual.

O gráfico abaixo mostra a evolução da valorização das marcas automotivas de 2001 a 2012.

Valorização

Para destacar melhor quem evoluiu mais, o gráfico que segue mostra a variação no valor da marca entre 2005 e 2012.

Valorização

Podemos ver que a Hyundai mais do que dobrou o valor da sua marca, seguida pela Audi e BMW. A Ford, apesar de ter tido redução no valor da marca, foi a única das “Big Three” de Detroit (Chrysler, Ford e GM) que tem aparecido entre as mais valiosas.

A Hyundai, com valor da marca estimado em US$ 7,5 bilhões, ultrapassou este ano a Audi e se aproxima da Ford, reflexo do seu sucesso global.

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