Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Opinião | Julian Semple |

Ver todas as opiniões
Julian Semple

02/05/2012

Mercado automotivo da América do Sul cresce 2,2%

Depois de alta no 1º trimestre, projeções apontam para crescimento de 4% a 5% no ano

Em 2011, o mercado automotivo sul-americano cresceu 10,7% sobre 2010. A Argentina e Brasil responderam por quase 80% do total de veículos vendidos. O gráfico abaixo mostra a evolução do setor nos últimos seis anos.

mercado automotivo

No primeiro trimestre de 2012, o mercado automotivo passou por expansão de apenas 2,2% em relação ao mesmo período do ano anterior. Entre os seis maiores mercados da América do Sul, Argentina, Colômbia, Peru e Venezuela mostraram crescimento na comparação com o mesmo período do ano passado. Já o Brasil apresentou pequena retração de 0,8% e o Chile caiu 4%, como é possível observar abaixo.

 mercado automotivo



No ranking das três marcas líderes em vendas no primeiro trimestre, a Chevrolet se sobressai em cinco países e comprova a forte presença na América do Sul. Destaque também para o grupo Hyundai-Kia, com participação expressiva no Chile, Colômbia e Peru.

mercado automotivo

Apesar do Brasil ter se mantido estável neste primeiro trimestre, as estimativas para a região apontam para um crescimento de 4% a 5% nas vendas de 2012 em relação a 2011. Alguns países sul-americanos mostraram expansão bem maior do que a do Brasil. Porém, a contribuição deles no volume total é menor. Com isso, o ritmo de crescimento do continente deve ficar muito próximo ao do Brasil, entre 4% e 5%.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência