Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Opinião | Jeannette Galbinski |

Ver todas as opiniões
Jeannette Galbinski

30/09/2010

Nova ISO 26000 trata de responsabilidade social

Está prevista para novembro a publicação e lançamento da ISO 26000, que trata de responsabilidade social, um assunto que é sempre superdiscutido em empresas de qualquer ramo de atividade.

Está prevista para novembro a publicação e lançamento da ISO 26000, que trata de responsabilidade social, um assunto que é sempre superdiscutido em empresas de qualquer ramo de atividade. A indústria automotiva, obviamente, não poderá ficar fora dessa.

Além de muito aguardada em todo mundo, a ISO 26000 representa um marco para a normalização brasileira: ela está sendo desenvolvida pelo Instituto Sueco de Normalização (SIS - Swedish Standards Institute) e pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Isso significa que o Brasil, juntamente com a Suécia, preside esse grupo de trabalho.

A ISO 26000 abordará temas centrais e de interesse geral, como governança organizacional, diretos humanos, práticas do trabalho, meio ambiente, práticas justas de operação, questões do consumidor e envolvimento e desenvolvimento da comunidade.

Será uma grande oportunidade para as empresas e indústrias se adaptarem às novas demandas do mercado mundial, que exige muito mais do o atendimento a normas e à qualidade dos produtos. Indústrias de grande porte, como as automotivas, podem sair ganhando, e muito, com a implementação da 26000, não só por sua influência no mercado nacional, mas também pelas mudanças que essas indústrias e montadoras de grande porte podem gerar para a comunidade como um todo.

Em tempos de “apagão” de mão de obra, práticas como as pregadas nos requisitos da ISO 26000 podem fazer a diferença na retenção dos seus funcionários.

Vamos esperar então dia 1° de novembro! É tempo de mudança!

Jeannette Galbinski é diretora do Setec Consulting Group, comentarista do programa Eldorado Gestão e colunista da Revista Banas Qualidade. Doutora em engenharia de produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e Master of Science em qualidade e confiabilidade pelo Technion Institute of Technology, é também Master Black Belt e consultora internacional especialista na implementação de ferramentas e sistemas da qualidade e projetos de Seis Sigma jgalbinski@setecnet.com.br

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência