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Opinião | J. R. Caporal |

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J. R. Caporal

16/12/2020

Detalhamento do veículo é determinante para vender o seu usado

Para ter sucesso na venda on-line é importante mostrar imagens e descrições completas

A maneira como você anuncia um carro na internet é determinante para efetivar ou não um bom negócio. Por isso, e principalmente neste momento que estamos vivendo, em que as pessoas estão mais reclusas e consumindo mais produtos por meios digitais, é fundamental se atentar à Página de Detalhamento do Veículo (VDP, no termo em inglês) para facilitar a vida do comprador e aumentar as chances de concretizar a venda.

Vale considerar que o mercado de veículos usados passa por um momento de recuperação no Brasil, assim como outros setores, e aos poucos o volume de vendas e avaliações vai se aproximando dos números do período pré-pandemia. Olhando por este lado, se existe demanda reprimida, pode ser um bom momento para você vender o seu carro.

E agora que vem o momento chave. Como ter sucesso nesta venda on-line?

Se por um lado anunciar o seu veículo em plataformas e outros meios digitais amplifica demais a visibilidade, facilita o contato com possíveis compradores, por outro a oferta de modelos semelhantes ao seu também é gigante. Em todo o Brasil, podem existir centenas ou milhares de carros da mesma cor do seu, fabricado no mesmo ano, entre outras especificações.

Por isso a VDP é tão crítica para o negócio. Ela é a página web que lista toda a informação referente ao veículo, incluindo fotos, vídeos e todos os outras especificações importantes. É praticamente o DNA do carro, um raio-x minucioso de todos os seus defeitos, mas principalmente de todas as suas qualidades.

Venda começa na primeira visualização



A partir do momento em que o possível comprador visualizou o anúncio do automóvel, a venda já começou. Este processo, que passa também pelos atos de negociação e conclusão do negócio, é o chamado Funil de Vendas Digital.

Mas por que essa primeira etapa de visualização é tão importante?

Pesquisas apontam que quanto mais visualizações o seu veículo tiver na internet, menos tempo ele vai ficar parado no estoque. Com 14% a mais de visualizações, você consegue mais de 60% de conversão.

Como maximizar os seus resultados nas suas VDPs? Listamos abaixo alguns procedimentos.

Tenha fotos e vídeos de qualidade



A imagem do veículo, claro, é fundamental neste processo, e você não precisa ser fotógrafo profissional para fazer registros de qualidade. Fotos com boa resolução, e mostrando diversos ângulos, podem facilitar a negociação. Além disso, cada vez mais ganha força a oferta de vídeos, mostrando o interior do carro, o barulho do motor, entre outros detalhes.

Não economize no descritivo



Por mais segura que seja, a internet ainda gera dúvida nos consumidores, receosos com a possibilidade de golpes e fraudes. Por isso, seja claro sobre a procedência e o passado do veículo. Os clientes vão reconhecer a sua honestidade e transparência.

Além disso, palavras-chaves são muito importantes para otimizar a busca orgânica na ferramenta de busca. Você certamente vai colocar marca, ano e modelo, mas não deve esquecer de incluir a localização também. Então tenha a cidade e estado em mente quando fizer a sua VDP.

Compradores de veículos são diferentes de outros consumidores. Esse tipo de aquisição é de um valor muito superior ao de outros produtos. Isso faz com que o cliente pesquise muito mais antes de comprar. A sua VDP deve ter o máximo de informações que ele possa querer saber, não deixe nada de fora e principalmente muitos convites para ação, como o envio de uma proposta, agendamento para uma visita e/ou telefone para atendimento.

Não copie e cole



Quando for anunciar o mesmo veículo em mais de uma plataforma ou página, evite copiar e colar o mesmo texto. As ferramentas de busca vão entender que você está tentando “enganar” o sistema, e diminuir a sua visibilidade. Você certamente vai poder usar algumas frases repetidas, mas não se esquive dos detalhes que só aquele veículo tem.

Ao adotar essas melhores e recomendadas práticas, todos saem ganhando. Inclusive o consumidor final ao contar com uma ótima experiência no universo digital.



J.R. Caporal é CEO da AutoAvaliar e consultor do mercado de veículos

Comentários

  • VergilioJuliani

    Éisso mesmo Caporal : não basta que o veículo usado seja bom - ele precisa “parecer” ser bom. Diferentemente do veículo 0 Km, cada veiculo usado tem seu histórico e estado de conservação e, no final das contas, fazer bem feito custa mais barato do que o ruim ou mais ou menos....

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