Comportamento | 07/07/2020
Pandemia e o empoderamento do consumidor
Os clientes se tornarão mais inovadores que as empresas pela possibilidade cada vez maior de interferir na vida delas
Quem não estava adaptado à realidade do digital sofreu mais com o surgimento da pandemia do novo coronavírus. Um mundo interconectado e não digital é o retrato da "sofrência". É preciso compreender o digital: temos uma nova capacidade aumentada de administração dos processos, a gestão e comando das pessoas na sociedade, e consequentemente dos negócios e das empresas.
Angústia e depressão surgem pela falta de entendimento da realidade atual e da projeção de cenários futuros que apontem para onde seguiremos. Tenta-se induzir o futuro a partir da mesma perspectiva de hoje, repetindo velhos hábitos, seguindo velhos modelos de gestão. É um risco muito alto.
A migração para o home office é um meio caminho para aliviar a pressão. No entanto, é a virada de chaves para o digital que pode tornar mais fácil lidar com novas pandemias, talvez mais frequentes no mundo globalizado.
Resistir às mudanças para muitos significa a preservação do legado que ocupam: cargos, empregos e profissões. Se o legado garante o ganha-pão, por que arriscar tudo e colocar o fim do mês em risco? Enquanto o cenário é estável, permanecer na média é uma opção que funciona bem quando a taxa de competitividade é baixa. No entanto, o cenário atual é de brutal concorrência. É tanta abundância de informação, cooperação e inovação que manter-se conservador pode ser muito arriscado.
O QUE MUDA NA GESTÃO DOS CLIENTES? |
A internet possibilitou uma nova geração de clientes muito mais ativa, que inclusive define a qualidade do atendimento que está sendo oferecido ao próprio cliente. A reputação do serviço é medida pela nova linguagem digital (cliques, estrelas, comentários etc.). No digital, todo o mundo passa a ter mais acesso ao que antes era restrito. Como você já ouviu, conhecimento é poder.
Então, mudam as formas de administração e de organização dos processos e das pessoas para atender ao cliente. No mundo dos negócios, a consequência imediata é o empoderamento do consumidor. O nível de exposição nas mídias sociais é enorme, gerando uma pressão absurda por medo de algum arranhão na reputação pelas empresas.
A voz do cliente, que está digitalmente mais experiente, e consequentemente mais ativo, nunca foi tão ouvida agora como antes. Basta dar um like para o cliente influenciar outros na hora de decidir pela compra de determinado veículo ou marca ou modificar (leia mandar) a própria prestação de serviço das empresas, como nos Ubers – no plural mesmo.
Comportamento | 07/07/2020
Os clientes se tornarão mais inovadores que as empresas pela possibilidade cada vez maior de interferir na vida delas
Comportamento | 30/06/2020
Na verdade, as novas formas de vender produtos e serviços é que modificaram a dinâmica das relações interpessoais e nos negócios
Comportamento | 23/06/2020
Novas formas de treinamento no call center são necessárias para adaptar a equipe à realidade
Comportamento | 15/06/2020
Com seus likes, estrelas e comentários, ele determina a qualidade de produtos e serviços
Comportamento | 09/06/2020
O que era certo passou a incerto e o que faz a grande diferença neste novo cenário é saber identificar e tratar a dor do cliente
Comportamento | 01/06/2020
A pandemia acelerou a transformação para o digital e a vontade de inovar tem de ser maior que no passado
Comportamento | 26/05/2020
No ambiente digital, cada um poderá mergulhar em seu potencial e identificar aquilo que permite uma entrega diferenciada
Comportamento | 19/05/2020
Muitas vezes surge a pressão por inovar apenas para se livrar de um problema mal resolvido
Comportamento | 12/05/2020
O atendimento precisa dialogar com o consumidor, ouvi-lo. E só tecnologia não basta para isso
Fonte: Fenabrave
Fonte: IHS Markit
Fonte: Anfir
Fonte: Fenabrave
Fonte: Abeifa
Fonte: Abraciclo
Fonte: Fenabrave
Fonte: Automotive Business e IHS Markit
Fonte: Sindipeças
Fonte: Sindipeças
Fonte: B3
Fonte: Anfavea
21/01/2021 às 15:48
12/01/2021 às 20:42
25/11/2020 às 10:00
24/11/2020 às 10:00
11/11/2020 às 11:13
11/11/2020 às 11:12
11/11/2020 às 11:11
Fonte: Fenabrave
Fonte: IHS Markit
Fonte: Anfir
Fonte: Fenabrave
Fonte: Abeifa
Fonte: Abraciclo
Fonte: Fenabrave
Fonte: Automotive Business e IHS Markit
Fonte: Sindipeças
Fonte: Sindipeças
Fonte: B3
Fonte: Anfavea