FERNANDO CALMON | 20/01/2021
Volkswagen deve produzir para Ford aqui
Empresas têm acordo de parceria; alemã já produz para a americana na Europa e África do Sul, poderá fazer o mesmo no Brasil
A trajetória da Strada no mercado brasileiro é uma das mais brilhantes em toda a história da indústria. A Fiat criou o segmento de picapes derivadas de automóveis compactos (no Brasil, pois antes houve um Datsun no exterior), quando apresentou o modelo baseado no 147, no Salão do Automóvel de 1978. Ford, General Motors e Volkswagen responderam depois com Pampa, Chevy 500, Saveiro e não demorou para o modelo da VW assumir a liderança.
A Strada, porém, virou o jogo 22 anos atrás. Levou dois anos para ser a nova líder e depois nunca perdeu a posição de ponta. Em 2014 completou um milhão de unidades vendidas. O segmento hoje é formado por Saveiro, Renault Duster Oroch e Chevrolet Montana, mas a picape da Fiat domina com participação superior a 50%. A nova geração inclui a inédita versão de cabine dupla e quatro portas com estilo muito atraente e espaço interno.
O capô, perfil e traseira têm semelhança proposital com a Fiat Toro, picape de grande sucesso de vendas e maior capacidade de carga. A Strada tem como base o subcompacto Mobi, mas dele só restaram para-brisa e portas. Manteve a suspensão traseira com molas semielípticas ao contrário de seus três concorrentes diretos que utilizam molas helicoidais. O mercado interpreta aquela solução como a melhor, embora tecnicamente os dois tipos de mola apresentem equivalência em robustez.
Interior ficou espaçoso para cinco ocupantes e com amplo ângulo de abertura das portas – modelo anterior estava homologado para quatro passageiros e só tinha três portas. Bancos, volante e painel também são novos e a posição de guiar é boa, faltando, porém, regulagem de distância do volante. Central multimídia de 7 polegadas é a primeira, entre veículos nacionais, a parear sem fio os aplicativos de rota Android Auto e Apple CarPlay. Essa comodidade seria mais útil se houvesse carregamento por indução do celular. Há duas portas USB, uma delas na parte de trás do console. Agora existem 11 porta-objetos espalhados pela cabine.
A caçamba tem ótimo volume de 844 litros (como referência, Oroch, 683 litros) e 650 kg de carga útil. Sua tampa permite abertura e fechamento com mínimo esforço e sem necessidade de mola a gás. A capota marítima foi projetada para vedar água e poeira com maior eficiência. O estepe, de uso temporário, tem sistema antifurto simples e eficaz.
O motor é o 4-cilindros flex, de 1,33 L, 109 cv (etanol) e 14,4 kgfm, igual ao utilizado no Argo e no Cronos. São 11 cv a menos que os principais rivais ou 23 cv, se considerado o motor anterior de 1,75 L. Em princípio indicaria um veículo lento, mas essa sensação não se confirma na prática.
Fiz uma avaliação inicial, em circuito fechado e sem carga. Deixou boa impressão em conforto e dirigibilidade. Ajudam bastante as relações de câmbio curtas (sem nível de ruído incômodo) e o peso em ordem de marcha 79 kg menor que o da Strada anterior. No entanto, com cargas média e alta, vai se ressentir em razão de valores de torque inferiores.
A nova Strada, cabines simples e dupla, só terá preços anunciados em até um mês depois de a fábrica formar estoques. A Fiat promete preços iguais e até menores que os atuais se a cotação do dólar ajudar.
ALTA RODA |
CRONOGRAMA de lançamento do VW Nivus, SUV com teto arredondado e a mesma arquitetura MQB A0 do Polo, não será afetado pela paralisação atual em 95% das fábricas brasileiras. O novo modelo, entre os mais aguardados deste ano, está confirmado para junho. Em 15 de abril a VW revelará à imprensa detalhes relevantes do carro e sem embargo.
MARÇO foi o primeiro mês a enfrentar queda de vendas acentuada no mercado interno em razão da pandemia da Covid-19. Entre a primeira e a última semana do mês passado o ritmo de emplacamentos diários caiu 86,5%, segundo dados da Anfavea. A maior parte desse resultado se deveu ao fechamento de Detrans e concessionárias por decisão de vários governos estaduais.
RECUO foi de 8,1% no primeiro trimestre de 2020, em relação ao mesmo período de 2019. O efeito estatístico será profundo em abril porque haverá três semanas sob influência da paralisação contínua dos emplacamentos, fora as duas do mês passado. Última semana deste mês poderá ser caótica com acúmulo de serviços e filas nos pátios dos Detrans. Isso dificulta fazer previsões confiáveis.
GOVERNO do Estado de Nova York, o mais atingido pelos efeitos do coronavírus nos Estados Unidos, autorizou que mesmo na situação de isolamento social muito severo as concessionárias vendessem carros pela internet e fizessem entregas individualizadas no endereço dos compradores. Em escala bem menor isso também está ocorrendo em grandes centros urbanos no Brasil.
NOTÍCIAS da Argentina exageraram os desacordos entre Ford e VW sobre as novas Ranger e Amarok, previstas para 2022/23. Projetos continuam a se desenvolver em paralelo e até o presidente mundial da VW, Herbert Diess, mostrou um esboço, há duas semanas. As picapes poderiam ser feitas, individualmente, em General Pacheco, Buenos Aires, onde as duas fábricas são vizinhas.
____________________________________________________________
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
FERNANDO CALMON | 20/01/2021
Empresas têm acordo de parceria; alemã já produz para a americana na Europa e África do Sul, poderá fazer o mesmo no Brasil
FERNANDO CALMON | 13/01/2021
Decisão não deve levar a um cenário de desindustrialização do setor automobilístico
FERNANDO CALMON | 06/01/2021
O esperado aumento do tráfego pode elevar número de acidentes, mas programas em curso podem mitigar o problema
FERNANDO CALMON | 30/12/2020
Conversão da frota esbarra na insuficiência de geração de energia limpa
FERNANDO CALMON | 23/12/2020
Desvalorização cambial e queda das vendas tornaram inviável produção de veículos premium em baixa escala no País
FERNANDO CALMON | 16/12/2020
Fabricantes pedem adiamento da próxima fase do Proconve P8 e L7
FERNANDO CALMON | 09/12/2020
Volume de vendas de veículos leves e pesados deve superar 2 milhões este ano
FERNANDO CALMON | 02/12/2020
Tecnologia está mais avançada do que a regulamentação de segurança
FERNANDO CALMON | 25/11/2020
Grupos automobilísticos mundiais traçam alternativas rumo à eletrificação
Fonte: Fenabrave
Fonte: IHS Markit
Fonte: Anfir
Fonte: Fenabrave
Fonte: Abeifa
Fonte: Abraciclo
Fonte: Fenabrave
Fonte: Automotive Business e IHS Markit
Fonte: Sindipeças
Fonte: Sindipeças
Fonte: B3
Fonte: Anfavea
21/01/2021 às 15:48
12/01/2021 às 20:42
25/11/2020 às 10:00
24/11/2020 às 10:00
11/11/2020 às 11:13
11/11/2020 às 11:12
11/11/2020 às 11:11
Fonte: Fenabrave
Fonte: IHS Markit
Fonte: Anfir
Fonte: Fenabrave
Fonte: Abeifa
Fonte: Abraciclo
Fonte: Fenabrave
Fonte: Automotive Business e IHS Markit
Fonte: Sindipeças
Fonte: Sindipeças
Fonte: B3
Fonte: Anfavea