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Opinião | Fernando Calmon |

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Fernando Calmon

14/08/2019

Cruze ganha liberdade no ar

GM coloca wi-fi a bordo para tentar participação maior entre os sedãs médio-compactos

Entre os sedãs médio-compactos os japoneses dominam, apesar de este segmento ter perdido protagonismo para os SUVs. Nova geração do Toyota Corolla estreia em setembro. Honda Civic, segundo colocado, foi revitalizado agora. O terceiro é o Chevrolet Cruze, cujo modelo 2020 acaba de ser apresentado com modificações de meia-geração, embora ainda sem preço, provavelmente à espera da estratégia da Toyota.

O novo Cruze é facilmente reconhecido pela grade avantajada, para-choque dianteiro, lanternas traseiras e rodas de liga leve. Traz o trunfo de liberdade no ar com a opção de internet a bordo via wi-fi para até sete usuários e também fora do veículo a uma distância de 15 metros. Até agora, no Brasil, não era possível, salvo experiência rudimentar há cerca de seis anos da própria GM (no Agile) ou adaptação de acessórios.

A central multimídia tem chip próprio integrado. O plano de dados, negociado entre fabricante e operadora Claro, começa em 2 GB por R$ 29,00/mês. Os pacotes de 5, 10 e 20 GB só serão anunciados no próximo mês. Até dois telefones poderão acessar o sistema por portas USB independentes.

Uma antena dedicada melhora bastante o sinal de telefonia celular, especialmente em estrada onde a velocidade do carro prejudica a qualidade da conexão. Agora é possível usar um aplicativo de navegação e manter estável a qualidade de chamadas de voz. O serviço de concierge OnStar continua opcional.

Acabamento e materiais subiram de nível, em especial na versão de topo Premier. Agora há sistema de frenagem automática com detecção de pedestres e outros veículos, além recarregamento de celular por indução e câmera de ré digital.

Mecanicamente sem novidades, motor turbo e câmbio automático de seis marchas garantem boa relação desempenho-consumo. Mantém-se em linha a versão hatch, Cruze Sport6.

CONGRESSO FENABRAVE E LIBERDADE ECONÔMICA



Outro assunto despertou interesse na semana passada, o 29º Congresso da Fenabrave, realizado em São Paulo. Um dos principais temas foi a expectativa em torno da conversão em lei da MP da Liberdade Econômica (LE). Nesta terça-feira, 13 de agosto, a Câmara dos Deputados aprovou o texto-base por enorme margem de 345 votos a favor e apenas 76 contra. Acredita-se que o Senado não deverá fazer modificações.

Para quem compra e para quem vende veículos a repercussão é bastante positiva. Além de autorizar o trabalho aos domingos, os bancos foram liberados para funcionar aos sábados. Nos fins de semana estão os melhores dias para o comércio deste setor e isso poderá ajudar as vendas. As mais de 7.000 concessionárias de todos os tipos de veículos, incluindo motos e máquinas, sempre apoiaram mais liberdade para facilitar a vida dos compradores.

Um dos destaques da exposição ligada ao Congresso foi o dispositivo da empresa pernambucana Wings. Permite registrar informações sobre o funcionamento do automóvel, enviá-las pela internet e agendar a manutenção com as concessionárias diretamente pelo aplicativo. Ganho de tempo é relevante. Também por este ângulo o sistema ConectCar de pagamento automático de pedágio e estacionamento pode ser instalado diretamente nas lojas, mas a taxa é revertida em créditos.

O aperfeiçoamento no atendimento tem sido o foco principal do setor. A iniciativa Garagem do Conhecimento, da plataforma digital iCarros, permite agora ensino a distância. Para o CEO da empresa, Ricardo Bonzo, “personalizar o atendimento e superar os desejos dos clientes tornam-se fundamentais em um negócio tão competitivo e exigente como a comercialização de veículos”.

ALTA RODA



BMW organizou o M Festival, no autódromo de Interlagos, dentro da estratégia de projetar ainda mais sua grife de alto desempenho. Foram 3.000 convidados, 26 carros em pista e 1.100 testes em três dias. Nos próximos 18 meses importará mais 10 opções M (Motorsport). A marca alemã lidera o mercado brasileiro de marcas premium e de performance elevada.

ENTRE os modelos BMW à disposição em Interlagos, os estreantes Z4 M40i/340 cv (R$ 386.950) e X2 M35i/306 cv (R$ 313.950). O primeiro impressionou pelas acelerações, desempenho em curvas e de domínio pleno pelo motorista. O segundo apresentou limitações previsíveis de um SUV, mas permitiu guiar rápido e sem sustos em um circuito tão desafiante.

HONDA CIVIC 2020 recebeu leve reestilização. Destaque para novo para-choque dianteiro, rodas de 17 pol. com 10 raios de belo efeito visual e alguns cromados de certa forma discretos. Também está mais equipado: acendimento automático dos faróis, monitor de pressão dos pneus e carregador por indução para celular. Preços vão de R$ 97.900 a 112.600; Touring, R$ 134.900.

DEZESSETE ANOS depois de inaugurar o Centro Estilo Fiat, a FCA investiu mais R$ 11,4 milhões para ampliar e integrar o Design Center Latam às instalações atuais em Turim, Detroit e Xangai. A partir de Betim (MG), novos produtos, incluindo as marcas Jeep e RAM, serão focados no mercado latino-americano. Entre vários SUVs, espera-se uma picape Ram maior que a Toro.

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fernando@calmon.jor.br e www.facebook.com/fernando.calmon2

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