AUTOINFORME | 30/11/2020
Caminhão usado é muito bem valorizado
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A abertura de mercado, com acordos comerciais como o recém-assinado Mercosul-União Européia, pode proporcionar uma real oportunidade para inserção da indústria nacional no contexto global, ao mesmo tempo que pode contribuir para que a capacidade intelectual e o talento para a inovação sejam de fato os diferenciais competitivos tanto para as empresas, como para os profissionais.
A avaliação é de Eugênio Cézare, executivo da indústria automobilística que atua há décadas na área de manufatura. Ele elencou alguns itens para reflexão sobre o papel do carro no próximo período, “para tentar compreender quais as competências estratégicas necessárias para administrar a nova onda de negócios”, revelou.
Considerando que todas as montadoras têm operações espalhadas pelo planeta, com diversos formatos de negócios, Eugênio avalia que haverá grande ociosidade, considerando a capacidade produtiva de todas as fábricas do mundo.
“Na operação de manufatura, alguns fatores adquirem enorme peso, como a relação entre os altíssimos investimentos nos processos produtivos, tecnologias embarcadas e os ciclos de vida dos produtos cada vez mais curtos”, explicou o executivo.
Para ele, a saúde da cadeia de suprimentos depende da estabilidade da demanda e dos volumes. Sem o fluxo e planejamento adequados, é inevitável o efeito chicote no setor de autopeças.
O Brasil vem perdendo posições no ranking mundial: caiu de quarto maior mercado de veículos do mundo em 2013 para oitavo no ano passado, com 2,5 milhões de unidades vendidas, sendo que já chegou a quase 4 milhões. Ou seja, o consumo está longe do seu potencial, que, segundo especialistas, é de pelo menos 5 milhões de unidades por ano, considerando as necessidades do País e a baixa relação habitante/veículo. “No entanto, com algumas raras exceções, a indústria automotiva no Brasil não alcançou ainda um patamar de consolidação”, avalia Eugênio.
Ele faz algumas considerações sobre o que o mercado reserva para o setor. A primeira delas é que o futuro é o compartilhamento, com o carro sendo considerado muito mais como um serviço de mobilidade do que um produto. Quanto à matriz e a forma de propulsão, seguem fortes as pesquisas para melhorar a eficiência energética nos motores a combustão e há investimentos nas modalidades elétrica, híbrida e célula de hidrogênio.
“A conectividade e a dirigibilidade autônoma também têm feito surgir modelos de negócios inéditos com a inserção de startups de tecnologia no supply chain”, destaca.
O executivo considera que esses desafios – aliados aos temas do momento (conectividade, eletrificação e autonomia) – exigem uma revisão total das estratégias de negócios, no Brasil e no mundo.
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Este artigo foi publicado originalmente pela Agência Autoinforme
joelleite@autoinforme.com.br
Nãofaz nenhum sentido em apontar um potencial de produção de 5 milhões de veículos por ano, se não demonstramos capacidade nenhuma de investimento em infraestrutura urbana para suportar este volume em nossas ruas para deslocamentos.
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