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Opinião | Paula Braga |

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Paula Braga

21/03/2019

Quer gerar negócios no setor automotivo?

Fortaleça a sua marca pessoal e encontre as pessoas certas, capazes de te ajudar a criar novas soluções

O setor automotivo enfrentou períodos difíceis na última década. A recente crise econômica afetou bruscamente a indústria e os negócios. Em paralelo, o segmento enfrenta sua mais profunda transformação desde que foi criada, há mais de 100 anos. Não é uma questão apenas tecnológica, é humana. As pessoas são o principal impulso da revolução ao buscar uma nova mobilidade, mais simples, segura e barata. Do outro lado, nas empresas, são também as pessoas que carregam a responsabilidade de entregar estas soluções.

Para se manter relevante na era digital, a indústria automotiva deve estar disposta a enfrentar um processo de destruição criativa. A recomendação é de Gil Giardelli, especialista em era digital, fundador da 5Era, consultoria que ajuda empresas a permanecerem relevantes em tempos de transformação. Segundo ele, que também é embaixador do #ABX19, a ideia é manter a capacidade de destruir criativamente produtos e ideias que não funcionam mais “antes que alguém o faça por você”.

Dentro deste conceito, ele falou muito bem sobre o desafio das pessoas nas empresas que precisam se perenizar para a nova era:

“Os profissionais precisarão fazer a gestão da complexidade: pensar e gerir o presente, o resultado imediato, enquanto trabalham para construir o futuro ao mesmo tempo”, diz Gil.

PARA SE MANTER RELEVANTE NO FUTURO, INVISTA NA SUA MARCA PESSOAL


Nessa fase de mudanças, a transformação das pessoas, dos profissionais, é essencial. A liderança é a grande protagonista do redirecionamento da indústria automotiva e, para conduzir essa mudança, os profissionais com cargos de decisão precisam se empenhar na construção de uma marca pessoal forte. A questão passa longe da vaidade. Na verdade, trata-se de investir em personal branding para pavimentar um caminho essencial para se diferenciar em um ambiente competitivo e encontrar os parceiros de negócio certos.

Com isso em mente, estamos trabalhando para construir no Automotive Business Experience, #ABX19, um terreno fértil para que os profissionais se posicionem e mostrem sua marca pessoal. Além do conteúdo estratégico que vamos apresentar nos seis palcos do evento, também teremos uma inédita ferramenta de relacionamento no setor automotivo: uma plataforma digital que permitirá que os participantes encontram as pessoas de interesse no evento e marcarem breves reuniões para se apresentar e semear novos negócios.

Com este tipo de ação, queremos empoderar e dar espaço para que todos os participantes sejam também protagonistas do evento de alguma forma, aproveitando o #ABX19 do jeito que mais lhes beneficia, criando uma experiência individual.

Segundo o site Love Mondays, as 5 habilidades fundamentais para os profissionais do futuro serão: adaptabilidade (aprender algo novo ou adicionar atividades novas em sua rotina e assumir responsabilidades), integração (job rotation para formar um profissional plural), análise de informações (avaliar números, gráficos e ter insights sobre estes materiais se tornará indispensável), habilidades sociais e inteligência emocional (a forma como você se comunica com seus colegas, a influência que você possui em seu ambiente de trabalho e a criatividade que você aplica nos projetos) e a liderança por influência (surge com base na confiança, credibilidade, transparência e não no puro poder).

Assim, para gerar negócios, ter uma marca pessoal forte e a capacidade de encontrar as pessoas certas são ferramentas cada vez mais necessárias. Construa a sua própria rede de relacionamento e engajamento. É isso que vai te manter relevante hoje e no futuro.

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