Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Opinião | Joel Leite |

Ver todas as opiniões
Joel Leite

01/03/2019

Folia de vendas!

Sem Carnaval, mercado tem o melhor fevereiro desde 2014

Foram 189.378 carros e comerciais leves vendidos no mercado interno, um recorde para o mês de fevereiro. Desde 2014 o conhecido mês do Carnaval não vendia tanto. Mês do Carnaval? A razão das boas vendas foi exatamente a ausência dos dias de folia, que neste ano foi empurrado para março.

Assim, no comparativo com fevereiro do ano passado, o mercado levou a vantagem de três dias: naquele mês de 2018 foram vendidos apenas 151.689 carros, portanto houve um crescimento de 24,9%. Em comparação com janeiro (190.750 unidades) houve uma pequena queda de 0,7%.

Na verdade, não é o mercado que está vigoroso: o resultado positivo de fevereiro é acidental. O setor vai pagar a conta em março.

A GM continua marcando a primeira posição, desta vez obteve 17,9% de participação, com 33.867 carros vendidos. Já a segunda posição foi conquistada pela Fiat, que em janeiro tinha ficado em terceiro. A marca italiana vendeu 28.772 unidades e ficou com 15,2%, deixando a Volkswagen em terceiro, com 25.580 carros e 13,5%.

Renault, Ford e Hyundai ficaram na faixa das 15 mil unidades cada e 8% (veja ranking abaixo), enquanto a Toyota, que em janeiro foi a quarta colocada, desta vez amargou a sétima posição, seguida por Honda, Jeep e Nissan, que fecha a lista das dez marcas mais vendidas. Destaque para a Citroën, 11ª colocada, que avança em vendas e participação: saltou de 1,1% em janeiro para 1,3% em fevereiro.



ARGO, STRADA E MOBI EMPURRAM VENDAS DA FIAT



A Fiat colocou em fevereiro três carros entre os dez mais vendidos, com isso passou a Volkswagen no ranking por marca, ficando em segundo lugar.

O subcompacto Mobi, 11º colocado em janeiro, subiu para o oitavo lugar, com 4.885 carros; a picape Strada deu um salto maior, passado de décimo para quinto: vendeu 6.545 unidades. E o hatch Argo, que estava em oitavo no mês passado, desta vez ficou na quarta posição (6.673).

Sem surpresas na liderança, o GM Chevrolet Onix repete a posição que mantém há quatro anos, mas está cada vez mais distante dos concorrentes: o hatch vendeu 10 mil carros a mais do que o segundo colocado (veja o ranking abaixo), que desta vez foi o Hyundai HB20, terceiro em janeiro. O Ford Ka, que foi segundo no mês passado, ficou em terceiro desta vez.

O Chevrolet Prisma, sedã derivado do Onix, caiu da quarta para a sexta posição, enquanto o subcompacto Renault Kwid passou do sexto lugar para o sétimo lugar, o SUV Jeep Renegade caiu de nono para décimo, mas as maiores quedas foram do hatch VW Polo, que caiu de quinto para nono, e do também hatch VW Gol, que estava em sétimo e deixou a lista dos dez mais.



_______________________________________________________
Este artigo foi publicado originalmente pela Agência Autoinforme
joelleite@autoinforme.com.br

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência