Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Opinião | Joel Leite |

Ver todas as opiniões
Joel Leite

21/12/2018

Alto custo de propriedade leva o consumidor ao compartilhamento

O custo total de propriedade tem levado muita gente a mudar a sua relação com o veículo

Ao comprar um carro, o consumidor não pode levar em conta apenas o valor da prestação do financiamento. Tem de calcular quanto vai custar para rodar ou mesmo para manter o veículo parado, porque mesmo na garagem ele está dando despesa. Os gastos não se limitam a gasolina e troca de óleo, que são as despesas do motorista no dia a dia. Faça as contas: IPVA, licenciamento, seguro, peças de desgaste, que vai desde um simples limpador de para brisas até um sistema de freio e suspensão.

Dados da Inflação do Carro de 2017 indicam um gasto de R$ 1,3 mil por mês para um carro pequeno. O custo de propriedade de um carro médio passa de R$ 2 mil por mês.

Assim é que a tendência de substituir a propriedade do veículo pelo aluguel está se disseminando em todo o mundo. Além das despesas, a opção pela locação elimina o investimento na compra, um capital que fica imobilizado e desvaloriza com o tempo.

O Selo Maior Valor de Revenda, que certifica carros, motos e caminhões que obtiveram a menor depreciação no ano, é um dos índices que formam o custo total de propriedade. A baixa depreciação é um dos principais atributos levados em conta pelo consumidor na hora da compra do carro, e ainda mais dos veículos comerciais.

_______________________________________________________
Este artigo foi publicado originalmente pela Agência Autoinforme
joelleite@autoinforme.com.br

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência