Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Opinião | Joel Leite |

Ver todas as opiniões
Joel Leite

16/10/2018

Cinco modelos têm metade do mercado de SUVs no Brasil

Compass, HR-V, Creta, Kicks e Renegade venderam no ano o mesmo volume (181 mil) que outros 75 modelos

O crescimento do segmento de utilitários esportivos tem animado montadoras e importadoras, com lançamentos contínuos: carros novos, alterações de configurações, adaptações, reposicionamento de preços e até mudança de categoria: carros que nasceram crossover e agora se renderam ao SUV. Nem a Roolls Royce passou imune à moda: vai apresentar o seu utilitário esportivo Cullinan no Salão do Automóvel, um carro de mais de R$ 3 milhões.

Tudo para aproveitar a onda, ou, mais exatamente, a tendência que se solidifica no Brasil e no mundo em relação a esse tipo de carro. Alguns dirigentes da indústria chegam a considerar que o SUV deixou de ser uma categoria para se transformar em sinônimo de automóvel.

A quantidade de utilitários esportivos no mercado é tão grande que é precioso fazer uma reclassificação por categoria, de tamanho e preço. Para efeito da Certificação Maior Valor de Revenda eles foram divididos em quatro categorias: entrada, compacto, médio e grande.

No total, são nada menos do que 80 concorrentes, que formam a maior categoria do mercado brasileiro e a segunda em volume de vendas, perdendo apenas para os hatchs pequenos: de janeiro a setembro foram licenciadas 365.675 unidades de SUV.

Mas o curioso é que apenas os cinco modelos mais vendidos são responsáveis por metade de todos os licenciamentos. O SUV mais vendido no Brasil, o Jeep Compass, tem 12,13% do mercado, com 44.364 unidades de janeiro a setembro. Do segundo ao quinto lugar, Honda HR-V, Hyundai Creta, Nissan Kicks e Jeep Renegade têm pouco mais de 30 mil unidades e aproximadamente 9% de participação cada um.

Segundo colocado, o modelo da Honda vendeu 35.586 unidades nos nove primeiros meses do ano e ficou com 7,73%; em seguida aparece o Creta, com 33.865 e 9,26%, depois o Kicks (33.787 e 9,24%) e o Renegade (33.319 e 9,11%). Juntos, os cinco somam 180.921 unidades, formando 49,47% de participação no segmento. Ford EcoSport, Chevrolet Tracker, Renault Captur e Duster e Honda WR-V aparecem em seguida, completando a lista dos dez SUV mais vendidos no ano.

Os outros 75 SUVs vendidos no mercado brasileiro venderam juntos 184.754 unidades. Veja na tabela abaixo a classificação e o volume de vendas dos 80 SUVs entre janeiro e setembro deste ano.



Este artigo foi publicado originalmente pela Agência Autoinforme
joelleite@autoinforme.com.br

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência