Diversidade | 19/11/2018
As qualidades do feminino na vida de homens e mulheres
A igualdade traz equilíbrio e melhores resultados para todos os envolvidos
Nós mulheres enfrentamos inúmeros desafios no mercado de trabalho e a maioria deles é externo, pois envolve questões culturais, paradigmas históricos e preconceitos velados. Mas, ao longo de nossa carreira, também convivemos com barreiras ligadas a questões da própria essência feminina o que, em algumas situações, exige adaptação. De forma curiosa, me esbarrei em uma delas há alguns anos: em um feedback disseram que a minha voz era “irritante” e isso estava associado ao modo de projetá-la para me colocar em reuniões.
Em um mundo em que, a todo momento, o uso da palavra é essencial para conseguir vender ideias e propostas, rapidamente entendi que precisava melhorar isso para conquistar, de forma natural, atenção e credibilidade, especialmente, em um mercado predominantemente masculino.
Sempre busquei me capacitar das mais diferentes formas para evoluir como profissional com o objetivo de desenvolver minhas competências e estar preparada para os desafios, porém desta vez eu precisei focar em algo que, até então, não parecia ter ligação direta com meu desempenho profissional. Foi aí que busquei uma especialista no assunto para aprender a utilizar melhor a minha voz e, assim, melhorar a efetividade da minha comunicação.
Eu sabia que existia uma diferença fisiológica entre a voz masculina e feminina, sendo uma mais grave e outra mais aguda, porém o que a fonoaudióloga Paula Brito me explicou foi que, por uma interpretação social, vozes mais graves trazem a percepção de firmeza, se aproximando mais do perfil de um líder, e vozes mais agudas e finas podem passar a impressão de afeto, cuidado, zelo e atenção. Ela deixou claro o quanto a voz tem um papel importante por ser a principal representação do indivíduo durante sua comunicação, passando ao ouvinte informações sobre emoções contidas pelo falante, como ansiedade, irritabilidade, euforia, nervosismo, segurança, insegurança, alegria e outras.
Em ambientes corporativos, a qualidade vocal acaba sendo muitas vezes avaliada como um perfil essencial às competências de muitos profissionais e isso pode ser, de fato, um dificultador para algumas mulheres, como foi para mim. De acordo com Paula Brito, nestes ambientes, através da voz pode-se obter a interpretação de passividade, ansiedade, sociabilidade, competência, liderança e, até mesmo, conhecimento.
Aprendi a importância de ouvir e observar como a voz e toda a mensagem emitida é recebida e vi que é possível melhorar a condição vocal por meio de treinos, higiene e bons hábitos que favorecem sua qualidade. Faça essa análise você também e, certamente, perceberá que não é necessário elevar o tom para ser eloquente: basta aprender a projetar a voz, colocando-a da maneira certa; isso seguramente reforçará o seu conhecimento e competências no ambiente corporativo.
Este artigo foi publicado originalmente no site do projeto Presença Feminina no Setor Automotivo, iniciativa que visa gerar conhecimento e estimular a participação da mulher nesta indústria.
Gosteimuito da matéria, e como eu já havia pensado que devo buscar ajuda de uma fonoaudióloga para mudar meu tom de voz. Não que alguém tenha me dito sobre o meu tom, mas por eu achar que devo mudar.
Meidentifiquei pois já passei por algo assim também.
Eutenho o tom de voz grave e muitas pessoas dizem que passo um tom de autoritarismo! Será ???? Mais uma coisa é certa , tenho muito poder de persuasão, sei me aproveitar disso em várias situacoes.
Diversidade | 19/11/2018
A igualdade traz equilíbrio e melhores resultados para todos os envolvidos
Diversidade | 26/10/2018
Pluralidade de pensamentos e ideias podem provocar amplitude de boas soluções
Diversidade | 27/09/2018
Sua voz ajuda ou atrapalha na hora de se comunicar?
Diversidade | 30/08/2018
Entenda como detectar julgamentos e tomar atitudes conscientes
Diversidade | 13/08/2018
Se o assunto cansou, a solução é sair do discurso e agir em busca de uma sociedade mais igualitária
Diversidade | 23/07/2018
Colocar em prática iniciativas que as encoraje e amplie seu leque de competências pode ajudar no processo
Diversidade | 13/07/2018
Liderança feminina traz vantagens tanto para as finanças quanto para a cultura organizacional das empresas
Diversidade | 03/07/2018
Para assumir posição de liderança, muitas mulheres reproduzem inconscientemente características dos homens. É hora de valorizar o feminino
Diversidade | 12/06/2018
Qualquer programa para tornar as companhias mais diversas começa com uma autoavaliação
Fonte: Fenabrave
Fonte: IHS Markit
Fonte: Anfir
Fonte: Fenabrave
Fonte: Abeifa
Fonte: Abraciclo
Fonte: Fenabrave
Fonte: Automotive Business e IHS Markit
Fonte: Sindipeças
Fonte: Sindipeças
Fonte: B3
Fonte: Anfavea
21/01/2021 às 15:48
12/01/2021 às 20:42
25/11/2020 às 10:00
24/11/2020 às 10:00
11/11/2020 às 11:13
11/11/2020 às 11:12
11/11/2020 às 11:11
Fonte: Fenabrave
Fonte: IHS Markit
Fonte: Anfir
Fonte: Fenabrave
Fonte: Abeifa
Fonte: Abraciclo
Fonte: Fenabrave
Fonte: Automotive Business e IHS Markit
Fonte: Sindipeças
Fonte: Sindipeças
Fonte: B3
Fonte: Anfavea