Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Opinião | Joel Leite |

Ver todas as opiniões
Joel Leite

12/09/2018

Carro elétrico é solução para redução de emissões

No Brasil, o etanol ameniza o problema da poluição ambiental

Em 2005, quando o protocolo de Kyoto (tratado internacional para redução de emissões) entrou em vigor, a frota global de veículos elétricos não passava de algumas centenas de unidades. Doze anos depois, em 2017, foram vendidos mais de três milhões de carros elétricos e neste ano são quatro milhões até setembro.

A necessidade de reduzir as emissões de gases efeito estufa fez os países da Europa, além de Estados Unidos e Japão investirem pesado no setor, com a expectativa de que até 2020 sejam vendidos mais de 20 milhões de carros elétricos no mundo. Os investimentos previstos de apenas nove empresas são equivalentes a R$ 560 bilhões até 2022.

No Brasil o segmento ainda é incipiente. Foram vendidas no ano passado 3.296 unidades, o triplo do que foi vendido em 2016 (1.091), portanto nada comparado com mercados da Europa e Ásia.

De qualquer forma o carro elétrico não é uma necessidade imperiosa no Brasil como em outros países, onde a questão ambiental exige a redução drástica de emissões, afinal, o etanol já é o suficiente para a redução de emissões de gases.

Os veículos automotores são responsáveis por 24% das emissões de gases de efeito estufa, o que faz dos modelos elétricos um recurso obrigatório para o cumprimento do Acordo Climático de Paris, aprovado em 2015.

Entre 2016 e 2017, o número de países comprometidos com a eliminação do motor de combustão interna saltou de dois para quinze. Até o fim deste ano, Estados Unidos e União Europeia devem anunciar decisões políticas para reduzir as emissões do setor.

Este artigo foi publicado originalmente pela Agência Autoinforme
joelleite@autoinforme.com.br

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência