Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Opinião | Joel Leite |

Ver todas as opiniões
Joel Leite

27/07/2018

Fiat é líder em vendas diretas

Dois de cada dez carros da marca vão direto para frotistas e locadoras

Terceira colocada no ranking geral de vendas de carros e comerciais leves no País no primeiro semestre do ano, a Fiat é líder quando se trata de vendas feitas diretamente a empresas e locadoras de veículos (veja ranking completo). Mais da metade de todas as vendas da marca no Brasil é feita para frotistas: exatamente 59,5%, ou 87.084 de um total de 146.381 unidades emplacadas no período janeiro-junho.

Com 13% de participação nas vendas totais, a Fiat vai para 17,3% nas vendas diretas, ficando na frente da líder GM e da Volkswagen, segunda colocada no ranking geral.

Quase dois de cada dez carros vendidos pela Fiat são entregues diretamente a frotistas, ou nada menos do que 19,6%. GM (17,3%), Volkswagen (16,6%), Ford (10,9%) e Renault (10,2%) também entregam a frotistas parcela considerável das vendas; todas com mais de 10%.

Já as outras marcas situadas entre as dez mais vendidas têm presença menor nas vendas diretas. Destaque para a Honda e a Hyundai. A Honda destina apenas 2% das suas vendas para frotistas.

A venda direta acaba prejudicado o comportamento de preço do carro usado: como compram da montadora com vistosos descontos, as locadoras revendem os carros ainda seminovos, pouco rodados, a valores abaixo da cotação de mercado, derrubando a média. Assim, a tendência é de que as marcas que trabalham muito com o mercado de vendas diretas apresentem maior depreciação dos preços dos usados.

Observe que a Honda, com apenas 2% de vendas diretas, foi a marca ganhadora do prêmio principal das duas últimas edições da Certificação Maior Valor de Revenda, com o HR-V, que obteve índice de depreciação de 4,5% (2016) e 8,8% (2017).

____________________________________________________
Este artigo foi publicado originalmente na Agência Autoinforme
joelleite@autoinforme.com.br

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência