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Opinião | Joel Leite |

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Joel Leite

23/05/2018

Preço é o maior impeditivo do carro elétrico

Dirigente aponta que busca por um preço mais acessível é mais importante do que o aumento na autonomia

Os carros elétricos modernos aumentam cada vez mais a autonomia, passando dos 400 quilômetros sem reabastecimento e a maioria das montadoras investe na construção de baterias mais robustas, uma forma de equalizar o uso do elétrico com os carros a combustão e, portanto, colocá-los em condições de igualdade no mercado.

Mas o chefe da aliança Renault-Nissan-Mitsubishi, Carlos Ghosn, definiu como estratégia para o mercado de elétricos a prioridade no preço do carro, ao invés de um aumento substancial da autonomia. Para ele, uma vez superado os 300 quilômetros de autonomia, os usuários veem no preço a principal barreira para a aquisição do veículo.

Para Ghosn, o patamar de 300 km de autonomia é suficiente e portanto, a partir disso, os esforços devem concentrar-se na redução do preço final para o consumidor. O executivo considera que a atual autonomia do carro elétrico resolve as necessidades da maioria dos usuários, que, ele calcula, não roda mais do que 50 quilômetros por dia nas grandes cidades.

Não temos estatísticas oficiais do número exato da média de quilômetros rodados por dia, mas a média anual utilizada como base no cálculo da Inflação do Carro da Agência Autoinfome é entre 12 mil e 15 mil por ano, o que significa uma média diária entre 30 a 40 quilômetros. Isso quer dizer que uma autonomia de 300 quilômetros é mais do que suficiente para o motorista rodar no dia a dia nas cidades e até mesmo fazer viagens pequenas diárias, como de São Paulo à região de Campinas ou à Baixada Santista. Isso sem contar que já existe tecnologia capaz de reabastecer as baterias em poucos minutos.

Ghosn fez esse discurso na China, onde a empresa tem o elétrico Leaf e cujo preço do carro, segundo o próprio dirigente, não está adequado para aquele mercado. Assim, a Aliança lançou no país o Sylphy ZE, um sedã desenvolvido especialmente para o mercado chinês.

Feito sobre a plataforma do Leaf, o Sylphy tem autonomia de 348 km, correspondente às exigências chinesas, carrega rápido e tem preço justo (ainda não divulgado) para o mercado, segundo a fabricante. Apesar de ser específico para o mercado chinês, o lançamento pode ser caminho para novos elétricos com preço justo. Outros detalhes do carro estarão disponíveis quando as vendas começarem, ainda neste ano.

Ricardo Guggisberg, presidente da Associação Brasileira de Veículos Elétricos, concorda que a autonomia atual dos carros elétricos já é bastante razoável. “300, 400 quilômetros de autonomia é suficiente para o dia a dia; é a mesma autonomia de um carro à combustão. O que o setor precisa resolver é a rede de abastecimento nas estradas”, disse.

Para ele, o setor começa agora a experiência, pois a partir da redução do IPI (que deve cair de 25% para 7% com a assinatura do Programa 2030) as empresas vão começar a importar carros elétricos e híbridos e assim o setor vai saber qual é a resposta do mercado, qual é o interesse do consumidor.

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Este artigo foi publicado originalmente na Agência Autoinforme
joelleite@autoinforme.com.br

Comentários

  • AntônioMendonça Mello Filho

    Gostariade receber notas sobre a durabilidade da bateria, valor de reposição. Entendemos que o maior obstáculo seja a reposição da bateria, a inviabilização devido sua durabilidade, a exemplo de carros atuais.

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