Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Opinião | Joel Leite |

Ver todas as opiniões
Joel Leite

Mercado lança 2,3 carros por dia

Foram quase 190 novidades nos quatro primeiros meses do ano

Com vendas de 737.337 unidades e crescimento de 20,4% sobre o primeiro quadrimestre do ano passado, o setor de carros e comerciais leves está vivendo um momento importante no mercado. E como consequência, o consumidor recebe uma enorme quantidade de novidades. Foram quase 190 lançamentos de modelos e versões nos quatro primeiros meses do ano, média de 2,3 por dia.

O dinamismo do mercado e a forte concorrência fazem com que as montadoras mudem a cada momento as suas estratégias, retirando determinadas versões menos procuradas e oferecendo novas opções ao consumidor, com mais itens de conforto e segurança para atender o cliente exigente, e, também, mais peladas, com o objetivo de reduzir o preço final e atender aquele comprador com menor poder aquisitivo. Têm ainda as versões especiais, como o Hyundai HB20 Copa do Mundo. A ação do concorrente é outro determinante para as alterações no catálogo de ofertas. O curioso é que, embora a lei permita, nem todas as novidades são modelo 2019. Tem muito modelo 2018 recém-lançado.

Então, fica aqui a primeira dica para quem vai comprar: na hora da escolha, a melhor opção do ponto de vista financeiro é o modelo 2019, que vai valer mais na hora da revenda. Segundo os dados do Selo Maior Valor de Revenda, a tendência é o modelo 2019 valer no mínimo 10% mais do que o 2018, mesmo que o carro não tenha sofrido nenhuma alteração.

Fiat Cronos, Chevrolet S-10 Midnight, Ford EcoSport Storm, VW Tiguan, Amarok V6 e Virtus, Toyota Corolla e SW4, Volvo XC40, Audi A6, Peugeot 5008, Honda CR-V e Civic Si foram alguns dos carros novos que chegaram mais recentemente.

Ao todo, 25 marcas lançaram novos modelos e versões este ano, sendo que a Renault foi a que mais apresentou novidades, 25, seguida pela Toyota com 23, a Ford com 20 e a Mercedes-Benz com 16. Mas marcas de nicho de mercado, como Porsche (4 versões) e Jaguar (8), além da novata Ssangyong (8) também apresentaram lançamentos (veja a lista de lançamentos por marca)

A Renault lançou 25 versões, sendo oito opções só do furgão Master, sete do Duster, um Captur, quatro Sandero e dois Logan, entre outras. A Toyota lançou cinco opções do SW4, quatro do Corolla e 14 do Etios, entre sedã e hatch, sendo 23 no total.

Outra marca que abusou dos lançamentos foi a Ford, com 12 versões da picape Ranger e oito do Ecosport. A Mercedes lançou nada menos do que 16 versões da van Sprinter, entre as várias opções de configuração: furgão, longa de teto baixo e extra longa.

Volkswagen, Ssangyong, Jaguar e Mitsubishi lançaram oito carros cada uma; GM sete, Peugeot e Audi seis, BMW e Citroën cinco, Porsche e Kia quatro cada, Suzuki três, Honda, Lifan, Caoa Chery e Caoa dois cada uma e com uma novidade a JAC e a Lexus.

LANÇAMENTOS POR MARCA (JAN-ABR 2018)



• Renault 25
• Toyota 23
• Ford 20
• Mercedes-Benz 16
• Hyundai 12
• Fiat 11
• Volkswagen 8
• Ssangyong 8
• Jaguar 8
• Mitsubishi 8
• Chevrolet 7
• Peugeot 6
• Audi 6
• BMW 5
• Citroën 5
• Porsche 4
• Kia 4
• Suzuki 3
• Lifan 2
• Caoa Chery 2
• Volvo 2
• Honda 2
• JAC 1
• Lexus 1

____________________________________________________
Este artigo foi publicado originalmente na Agência Autoinforme
joelleite@autoinforme.com.br

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência