Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Opinião | Joel Leite |

Ver todas as opiniões
Joel Leite

11/04/2018

Sem restrições, importados têm formidável crescimento

Fim do IPI extra leva vendas do setor a expansão de 39% no primeiro trimestre

As vendas de carros importados cresceram 39% no primeiro trimestre, bem acima da média do mercado, que foi de 14,7%. O volume de vendas ainda é pequeno, 8.459 unidades no período, que representa apenas 1,7% do mercado interno.

Mas é um alento para o setor, que sofreu com a restrição de importação até o ano passado, quando as importadoras eram obrigadas a se submeter a cotas de compra, e caso importassem um volume acima da cota, teriam que recolher IPI extra de 30 pontos porcentuais. Essa situação restringiu o comércio de importados pelas empresas que não têm fábrica no Brasil, mas a partir deste ano a importação está liberada, com o pagamento apenas dos 35% da alíquota de importação.

O aumento foi formidável para várias marcas. A Kia, líder do segmento, foi a marca que mais vendeu e a que mais cresceu. Teve aumento de vendas de 61,7% no trimestre, com 3.017 unidades licenciadas, e colocou três modelos entre os dez mais vendidos, tendo o Sportage como o veículo importado mais vendido este ano, com 1.420 unidades. Os outros são o Cerato, segundo colocado, e o Bongo, sétimo.



- Veja aqui as marcas de importados que mais venderam, as que mais cresceram e o ranking dos 40 modelos mais vendidos no primeiro trimestre



A Volvo é a segunda marca de importados mais vendida, com 1.095 unidades no trimestre, seguida pela JAC (1.060), Lifan (719) e BMW (540).

Além da Kia, outras quatro marcas cresceram acima dos 30% no período: Volvo (56,7%), Porsche (34,0%), JAC (32,5%) e BMW (31,7%).

Em março isoladamente as vendas de importados chegaram a 3.457 unidades, alta de 34,1% em relação a fevereiro (2.577 unidades) e de 40,9% sobre março de 2017 (2.453).

A Abeifa – Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores, tem 17 marcas filiadas e a entidade mantém estimativa de vendas de 40 mil importados de seus associados para o ano todo.

____________________________________________________
Este artigo foi publicado originalmente na Agência Autoinforme
joelleite@autoinforme.com.br

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência