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Opinião | Joel Leite |

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Joel Leite

22/03/2018

Já fez a assinatura do seu carro?

O uso do carro será um serviço como é hoje a internet, o celular, a TV: você paga uma mensalidade e quando não quiser mais, encerra o contrato

Caminha a toque de caixa a tendência do automóvel passar a ser um item de uso e não mais de propriedade. O Brasil, pela característica da sua população e pelo o que o carro significa para o seu proprietário, pode levar um tempo a mais para entrar de cabeça nesse novo modo de utilização do carro, mas não vai ficar na contra mão dos mercados maduros, especialmente a Europa, onde o carro compartilhado, o car sharing já é hábito e cada vez mais pessoas estão deixando de investir no produto, utilizando apenas o serviço.

Afinal, por que investir R$ 50 mil, R$ 100 mil, R$ 200 mil num carro, pagar seguro, manutenção, perder dinheiro na hora da revenda, se você pode simplesmente alugar um carro e se livrar de todos os problemas que constituem a propriedade do veículo?

O uso do carro será um serviço como é hoje a internet, o celular, a TV, ou seja, uma assinatura. Você paga uma mensalidade e tem o serviço. Quando não quiser mais, encerra o contrato.

O novo modo de uso do carro muda a relação das montadoras com o mercado. As vendas estão migrando rapidamente para vendas diretas, isto é, para empresas locadoras de veículos, frotistas e pessoa jurídica em geral. Muda também, portanto, a intermediação da venda, reduzindo a importância da rede de concessionárias e, assim, a redução do custo.

Outro aspecto relevante no novo modelo de operação é a importância do valor de revenda, ou o que se chama de valor residual. Se para o consumidor comum o índice de depreciação do carro já é um forte fator de decisão de compra, para frotistas esse item é visto como de vital importância na opção pela compra de determinada marca ou modelo.

Nada menos do que onze dos 16 maiores mercados da Europa já vendem mais da metade dos carros para frotistas, isto é, o consumidor comum já é minoria.

O Brasil não fica muito atrás. Em 2017, as vendas diretas das montadoras para pessoas jurídicas beiraram os 40%, o equivalente a 869.037unidades. Todo o aumento de 9,4% do mercado em 2017 (cerca de 200 mil unidades a mais do que em 2016) pode ser creditado às vendas para pessoa jurídica. Portanto, se não fosse a venda direta, o mercado teria estagnado em 2017.

A venda direta não reflete necessariamente o valor da marca, a preferência do consumidor, o investimento em campanha publicitária. É resultado de uma ação mais prática do fabricante junto ao mercado.

Grandes frotistas são parceiros das montadoras, oferecem garantia de compra e por outro lado são beneficiados com desconto no preço do carro. Em resumo: a montadora garante a venda, a locadora paga mais barato e a rede de concessionárias perde, porque seu papel nesse contexto fica reduzido à entrega do carro.

A arrecadação também diminui, porque pelo menos 30% das vendas diretas são com taxistas, produtores rurais e pessoas com deficiência, que têm isenção fiscal.

Fiat e GM foram as marcas que mais venderam diretamente em 2017, com cerca de 20% cada uma, mas Volkswagen, Renault e Ford também tiveram participação importante nessa modalidade:

Marca e % de vendas diretas / 2017:

Fiat: 20,4%
GM: 19,0%
Volkswagen: 15,0%
Renault: 10,7%
Ford: 9,9%

Carro está cada vez mais voltado para empresas e isso muda também o approach do marketing das montadoras. Com a preocupação de ampliar o valor revenda, as montadoras estão mais atentas a manter a estrutura do veículo por um período maior, uma vez que, como se sabe, a mudança de linha é um fator de redução do valor de revenda no mercado de usados. Assim, as fábricas estão prolongando a vida dos modelos, no que se refere a design e motorização, embora não possam abrir mão das melhorias tecnológicas, que chegam cada vez mais rapidamente, e que são fundamentais para oferecer esse diferencial ao consumidor.

Uma nova marca chinesa, Lynk, que pertence à Geely (dona da Volvo Cars), fez um tremendo sucesso ao abrir o livro de reservas do seu primeiro modelo: as reservas se esgotaram ao ritmo de 45 unidades por segundo. Alain Visser, vice-presidente da empresa, disse que a filosofia da nova montadora é estabelecer novos parâmetros culturais de venda e de patrimônio do veículo. Ele se refere à forma de uso do carro:

“Queremos romper as barreiras da propriedade dos veículos. Nossa política de preços fixos, modelo de assinatura, conectividade gratuita e garantia vitalícia, eliminam os detalhes chatos e complicados, permitindo que o cliente se concentre na parte divertida do carro”.

A Volvo na Europa já oferece seus carros por assinatura de fábrica: a tabela de preço público prevê pagamento à vista, financiado ou pelo sistema de assinatura: um aluguel onde todas as despesas de manutenção e seguro estão incluídas na prestação.

Algumas montadoras, como Ford, Chevrolet e Daimler já atuam em serviço de car sharing, no qual o cliente usa o carro quando for necessário e o devolve à prestadora do serviço no destino ou no ponto de retirada.

No Brasil, a Porto Seguro tem um sistema de assinatura: o assinante usufrui do bem sem arcar com as despesas e as tarefas de documentação, licenciamento, impostos, IPVA, seguro de acidentes, seguro obrigatório, emplacamento, manutenção, e ainda, o custo de compra do veículo e a depreciação que ele vai sofrer após um ou dois anos de uso. Paga a mensalidade e nada mais. No encerramento do contrato, o cliente pode fazer a renovação e escolher um carro novo.

Os fabricantes entenderam que precisarão se reinventar para sobreviver. E como parte desta reinvenção, estão experimentando novos modelos de negócio, como o desenvolvimento de tecnologias e prestação de serviços. A pessoa aluga o carro por horas ou minutos, devolvendo imediatamente, de forma que o carro não fica parado nenhum minuto, otimizando a sua utilização.

Essa modalidade permite que o cliente use um carro diferente quando quiser, optando por um modelo básico ou um luxuoso dependendo da atividade que vai exercer.

Joel Leite e Amyr Klink fazem viagem inédita ao ponto mais austral do mundo


Equipe Honda – Pra Lá do Fim do Mundo saiu de Ushuaia em direção a Punta Arenas, no Chile para embarcar no navio onde levarão o Honda HR-V e o Honda WR-V ao ponto mais austral do planeta, na comunidade de Puerto Toro, no Chile.

Nesses quase sete mil quilômetros rodados até aqui, não tiveram nenhum problema com os carros, apesar de dois atolamentos e um pequeno trincado no para brisas devido as pedras de rípio na Terra do Fogo, essa região do planeta cheia de mistérios. Acompanhe a viagem aqui.

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