Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Opinião | Roberto Nasser |

Ver todas as opiniões
Roberto Nasser

Fiat Cronos: quanto?

Preços das quatro versões do novo sedã devem girar entre R$ 55 mil e R$ 70 mil

Nos próximos dias a Fiat inicia as vendas de seu mais novo produto, o sedã três-volumes Cronos. Utiliza parte da base mecânica do Argo, itens de decoração já comuns à linha FCA, como Fiat Toro e Jeep Renegade, e será produzido na fábrica de Córdoba, Argentina, e da qual o Brasil representará projetados dois terços do volume de vendas. Sedã com cuidado trabalho de desenho liderado por Peter Fassbender, substitui os sedãs Linea e Siena, objetivando ser um dos principais concorrentes do subsegmento dos três-volumes de pequenas dimensões, concorrendo com Chevrolet Prisma, Honda City.

Motores 1.3, 8v, 99cv e E.torQ 1.8 16V, 130 cv. Caixa mecânica, 5 velocidades, e automática Aisin com seis. Em 2019, motor 1.5 turbo, atualização do 1.4 turbo pioneiro no segmento, e três versões de equipamentos, sendo a mais elevada a Precision, com motor 1.8 e transmissão automática. Intermediária, a Precision com caixa de marchas mecânica, e versão de entrada Drive, motor 1.3 e câmbio manual ou automatizado.

Para mercado brasileiro projetam-se preços entre R$ 55 mil e R$ 70 mil.

Surpresa
Na apresentação na Argentina, onde será produzido: ante a presença de Maurício Macri, presidente do país, Stefan Ketter, brasileiro, CEO da FCA para a América Latina, vice-presidente mundial para construções e sistemas de manufatura, surpreendeu. Não leu seu discurso impresso em espanhol, idioma local, do presidente argentino, mandatória pelas regras de cerimonial. Fez curiosa escolha. Desprezou o inglês, de trato universal, e adotou expressar-se em italiano, da origem da FCA e de Cristiano Rattazzi, presidente da FCA no país. O engenheiro Ketter é um homem de surpresas.


Fiat Cronos

RODA-A-RODA

MARCHA-À-RÉ – Anos após assumir a Daewoo, aproveitar projetos, instalações e talentos para produzir carros com sua marca na Coreia do Sul, GM resolveu fechar uma das plantas. Razão, queda de 20% de demanda, produção e desequilíbrio nas contas.

MOMENTO – Tempos atuais não permitem jogar prejuízos para compensações futuras. Por esta razão livrou-se de antigas associadas Vauxhall inglesa e Opel alemã, passando-as à PSA – Peugeot-Citroën-DS.

CITROËN – Argentino sedã C4 Lounge será mostrado à imprensa brasileira nas próximas semanas. Mudanças estéticas frontais, tipo intervenções padrão para marcar o segundo ciclo do modelo: grade, faróis, para-choques. Atrás, lanternas.

HISTÓRIA – A nova feição não é novidade, pois foi desenvolvida para o modelo chinês, lançado há um ano. Carro injustiçado, bom conteúdo, bom preço, porém vendas inferiores às suas qualidades.

Citroën C4 Lounge

AJUDA – Ford incluiu versão especial no leque para o EcoSport 2019. Chama-a SE Direct 1.5 AT. Mistura alfa numérica quer dizer construção e equipamentos direcionados a clientes com necessidades ou proteção especial, ou frotistas. Preço pela isenção de impostos é de R$ 68.690.

E? – Na porta da fábrica SE é interpretado como Sem Equipamentos, copiando versão pelada dos cupês Dodge Dart em 1973, 74, e 75. Econômico em equipamentos para incluir como itens de série direção assistida, ar-condicionado, transmissão automática com seis velocidades, controle de estabilidade, central multimídia.

HUMOR NEGRO – Há, também, a assistência de emergência, fazendo ligação direta para o SAMU em caso de acidente com acionamento das bolsas de ar ou corte da bomba de combustível. Ideia boa em país desenvolvido e responsável, risível no Brasil.

ELÉTRICO – Nunca identificada com tecnologia de ponta, e lembrada pela baixa autonomia de seu modelo híbrido Volt, Chevrolet mudou o foco: desenvolveu carro médio elétrico, o Bolt.

CAMINHO – Enquanto o Volt apresentava comportamento criticável, o Bolt muda a figura. Tem medida para competir no segmento norte-americano de entrada, 4,16m de comprimento, 200 cv de potência e 350 Nm de torque. Arranca aos 100 km/h em 7s, atinge 156 km/h como velocidade de pico. Ponto principal, oferece autonomia em torno de 383 km.

SURPRESA – Carlos Zarlenga, argentino, CEO da companhia no Mercosul, anunciou à conterrânea Agência Télam não se surpreender se antes do término da década a companhia anuncie produzir carros elétricos na região.

ONDE – Se incentivos federais e estaduais forem idênticos aos obtíveis no Brasil, deve-se entender à Argentina como dotada de amplas chances para a iniciativa, por deter parcela importante na decisão, suas reservas de lítio, aplicado na nova tecnologia das baterias.

AQUI – Mercado brasileiro vê ampla liderança dos híbridos Toyota Prius, e assiste gestões da Toyota para incentivos à produção.

AMPLIAÇÃO – Não só de vender carros novos vive uma fábrica de veículos. PSA, de Peugeot, Citroën, DS, adentrou no mercado de oficinas de reparos, adquiriu a chinesa Jian Xin, distribuidora de peças.

PORTE – Vende anualmente mais de 5 milhões de partes das principais marcas mundiais de veículos. Mercado chinês tem mais de 130 milhões de automóveis.

TEMPO – Salão do automóvel de Genebra, março 7 a 12, um dos mais interessantes do mundo, terá estande da fabricante de relógios TAG Heuer. Nele, carros de corrida, a lembrança de ter sido a primeira do ramo a patrocinar piloto na Fórmula 1, no caso Jo Siffert, e relançará o modelo Mônaco e sua opção de botão de corda à esquerda.

PASSEIO – A fim de giro pela Itália, visitando a essência do espírito e do design de carros esportivos de estirpe? Agência organiza viagem de 11 dias, desde o Lago Como – onde se realiza o talvez mais elegante encontro de antigos –, e se encerra em Modena, terra da Ferrari e do mítico restaurante Cavallino Rampante.

$? – Ferrari, Lamborghini, Maserati, Pagani, Pininfarina, Zagato, Italdesign, Leonardo Fioravanti, fábrica de rodas Borrani, das malas Schedoni, coleções, oficinas de restauração. Programa intenso aos do ramo. Preços US$ 12.600 dupla, U$ 8.800 single, ônibus interno, chegada e saída do aeroporto de Malpensa, entre Turim e Milão. Mais? www.carguytour.com/sept-car-guy-tour-fca-edition/

ATIVIDADE – À frente do negócio e como guia turístico, Frank Mandarano, agitador, criador do Maserati Club of America e organizador do Concorso Italiano, mostra de veículos da Itália, na Holly Week – terceira semana de agosto –, onde pontifica o Pebble Beach Concours d’Élegance. Um Car Guy.

GENTE – André Molnár, 35, executivo, motociclista, ideal. OOOO Novo gerente de marketing e comunicação da Triumph, de motocicletas. OOOO Larga experiência, sólida base acadêmica, trabalhava na Audi. OOOO Trabalhar com o que gosta é diversão remunerada. OOOO

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência