Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Opinião | Joel Leite |

Ver todas as opiniões
Joel Leite

02/02/2018

Ano começa com crescimento de 22,3%

Aumento expressivo ocorre porque a base de comparação com 2017 é muito fraca

O ano começou bem para o mercado automobilístico. Mesmo sendo tradicionalmente o mês mais fraco do ano, este janeiro vendeu 175.545 unidades veículos leves, crescimento de 22,3% sobre janeiro do ano passado, quando foram comercializados 143.581 carros e comerciais leves. As vendas diárias também tiveram um aumento expressivo: foram 7.980 por dia útil este ano, contra 6.528 no primeiro mês de 2017.

Embora bem acima das projeções traçadas pela Anfavea (a associação dos fabricantes) para este ano, o expressivo aumento porcentual já era esperado pelos fabricantes, pois a comparação é feita com um dos piores períodos do setor.

“O primeiro semestre do ano passado foi muito fraco, por isso já esperávamos um crescimento expressivo em janeiro, e que deve se repetir nos próximos meses”, disse Antonio Megale, presidente da Anfavea.

Os fabricantes acreditam que esse nível de crescimento pode se manter no primeiro semestre e, no total do ano, a estimativa é de um aumento de 11,3% nas vendas de carros e comerciais leves sobre 2017.

Sobre dezembro, quando foram comercializados 204.851 carros, houve queda de 14,3%, o que também era previsível, já que dezembro é um dos melhores meses do ano.

GM SEGUE NA LIDERANÇA

A GM começa mostrando que deve repetir a liderança este ano. Ficou com 19,3% de participação, com 33.903 carros vendidos. A Volkswagen vendeu 26.345 e ficou em segundo lugar com 15% e a Fiat em terceiro, com 23,4 mil carros e 13,3%. A Ford voltou ao quarto lugar, depois de ter perdido por meses seguidos a posição no ano passado, ora para a Hyundai, ora para a Toyota. Essas três marcas, com volume de vendas bem próximo, disputam a quarta posição do mercado brasileiro. A Hyundai fechou o top five em janeiro: 14.705 carros e 8,4%.

Fecham o grupo das dez marcas mais vendidas a Toyota, sexta colocada com 14.213 carros e 8,1%, a Renault, sétima com 11.147 e 6,4%; a Honda, oitava com 10.070 e 5,7%, a Jeep (7.069 unidades e 4%) e a Nissan (6.762 carros e 3,9% de participação).

- Veja a lista das 30 marcas mais vendidas em janeiro


VW POLO É O QUARTO MAIS VENDIDO

O destaque do ranking de vendas em janeiro é o VW Polo, que, com apenas dois meses no mercado, já é o quarto carro mais vendido no Brasil. O hatch da Volkswagen vendeu 6.633 unidades, ficando atrás apenas de Chevrolet Onix, Ford Ka e Hyundai HB20.

Líder no ano passado, o Onix começou 2018 detonando: vendeu mais do que o dobro do segundo colocado: foram 16.058 unidades, quer dizer, de cada dez carros vendidos no Brasil, um é Onix, ou quase isso: ele é dono de 9,14% das vendas.

O segundo colocado também é surpresa: depois de se manter solidamente como o segundo mais vendido no Brasil em 2017, o Hyundai HB20 cedeu o lugar para o Ford Ka em janeiro, que ficou em segundo lugar. Mas a diferença não é grande: o Ka vendeu 7.656 unidades e o HB20, 7.436. Os números mostram que a disputa pelo segundo lugar vai pegar fogo este ano.

Em seguida, na quinta, sexta e sétima posições, aparecem velhos campeões de venda: Chevrolet Prisma, VW Gol e Fiat Strada. Em oitavo lugar surge o Fiat Argo, seguido pelo também Fiat Mobi. A lista dos dez mais se encerra com o Jeep Compass.

O destaque negativo é para o Corolla, que durante todo o ano passado figurou entre os mais vendidos e que começa 2018 fora da lista dos Dez Mais: o sedã da Toyota vendeu 4.486 carros em janeiro e ficou apenas com a 11ª posição. A picape Toro e o utilitário esportivo HR-V também ficaram fora do time principal.

Vale lembrar que janeiro é um mês atípico, com muitas montadoras iniciando o ano em férias coletivas, desajustes nos estoques e que, portanto, esse quadro pode mudar radicalmente nos próximos meses. Vamos acompanhar.

- Veja a lista dos 100 carros mais vendidos em janeiro


____________________________________________________
Este artigo foi publicado originalmente na Agência Autoinforme
joelleite@autoinforme.com.br

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência