ANÁLISE

AUTOINFORME

Só deu SUV entre os importadores em 2017


Só três dos 15 mais importados não são utilitários esportivos


Maior importadora de veículos do País, a Kia Motors tem também o carro importado mais vendido e três modelos entre os dez mais emplacados em 2017 por associados da Abeifa, a associação que reúne importadores de 17 marcas. A marca coreana vendeu 8.431 unidades no ano passado e, mesmo tendo registrado queda de 21,8% em relação ao ano anterior (10.776 unidades), ficou distante da segunda colocada, a JAC, com 3.823 carros vendidos no ano e crescimento de 40%.

O SUV Kia Sportage foi o importado dos sócios da Abeifa mais vendido em 2017, com 3.639 unidades. Além dele, a Kia manteve mais dois modelos entre os dez mais: o sedã Cerato, que ficou em sexto lugar com 1.604 unidades, e o compacto Picanto, nono colocado com 754 emplacamentos.

O Volvo XC60 foi o segundo mais vendido por importadores sem fábrica no Brasil, com 2.350 carros no ano. A Volvo teve também o XC90 numa boa posição: o topo de linha da marca sueca vendeu 528 unidades e ficou na 13ª posição.

Em terceiro lugar aparece o chinês Lifan X60, montado no Uruguai com 2.268 unidades emplacadas no mercado brasileiro em 2017. Em quarto aparece o JAC T5 (2.152) e em quinto o Suzuki Vitara, que vendeu 1.827.

Repare que os cinco primeiros colocados são utilitários esportivos, categoria que fez sucesso no ano passado, tanto no Brasil quanto no mundo, e que foi a protagonista do mercado, dominando os lançamentos no ano. Nada menos do que 13 dos 15 mais vendidos pelos importadores associados à Abeifa são utilitários esportivos. As exceções são o Cerato, um sedã, o Picanto e o Mini Cooper, que também fogem das linhas convencionais, aproximando-se do visual dos SUVs.

Esses números são referentes apenas às importadoras que não têm fábrica no Brasil e representam 2,2% do mercado de carros e comerciais leves, que fechou 2017 com 2,17 milhões de unidades.

TRAZIDOS PELAS MONTADORAS

Há ainda os caros trazidos de fora pelas montadoras que têm fábricas no no Brasil, que são em número bem maior, com carros produzidos na Argentina e que chegam em grande volume. A líder de vendas entre eles é a picape Toyota Hilux, fabricada na Argentina, com 34.377 unidades, seguido pelo Chevrolet Cruze sedã, com 19.162, e por outra picape, a Ford Ranger, que vendeu 17.717 unidades.





____________________________________________________
Este artigo foi publicado originalmente na Agência Autoinforme
joelleite@autoinforme.com.br

Comentários: 0
 

Comente este artigo

Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de questões técnicas ou comerciais. Os comentários serão publicados após análise. É obrigatório informar nome e e-mail (que não será divulgado ao público leitor). Não são aceitos textos que contenham ofensas, palavras chulas ou digitados inteiramente em letras maiúsculas. Também serão bloqueados currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.
Seu nome*: Seu e-mail*: