ANÁLISE

AUTOINFORME

China vai vender 35 milhões de carros em 2025


Pelo menos sete milhões serão elétricos ou híbridos


Maior mercado do mundo com 25 milhões de carros vendidos no ano passado, a China está longe de esgotar o seu crescimento. Especialistas acreditam que as vendas vão continuar evoluindo num nível entre um milhão e um milhão e meio de unidades por ano, atingindo 35 milhões de carros em 2025.

Esses números referem-se apenas a carros de passeio. Não estão incluídos veículos comerciais: ônibus e caminhões, e também a categoria de mini carros, pequenos veículos de transporte de carga utilizados nas zonas urbanas nas cidades chinesas.

Diante dos graves problemas de poluição no país, as autoridades querem que 20% dos veículos vendidos em 2025 sejam elétricos ou híbridos. A medida foi definida pelo Ministério da Indústria, Tecnologia e Informação e, portanto, é mandatória. As fabricantes locais já estão se preparando para cumprir as cotas governamentais.

Outro objetivo do Ministério é colocar marcas chinesas entre as dez mais vendidas do mundo. Para isso, o governo planeja eliminar restrições hoje impostas no setor, como a que limita em 50% a participação estrangeira nas fábricas chinesas. O que deve contribuir também para a expansão é o aumento das exportações para países desenvolvidos.

Evolução do mercado chinês
- 2008: 6,9 milhões de veículos
- 2009: 10,5 milhões
- 2010: 13,8 milhões
- 2011: 14,5 milhões
- 2012: 15,5 milhões
- 2013: 17,9 milhões
- 2014: 19,7 milhões
- 2015: 21,1 milhões
- 2016: 25 milhões


Honda Twister 250 é a moto mais valorizada do Brasil
A Honda CB Twister 250 recebeu na semana passada a Selo Maior Valor de Revenda, da Agência Autoinforme, o que a certifica como a moto com a menor depreciação do mercado brasileiro. O Estudo de Depreciação, feito com base na cotação da Molicar, revelou que a Twister perde apenas 8,1% do preço na hora da revenda, após um ano de uso.

Seis marcas vencedoras

A premiação, feita em parceria com a Textofinal de Comunicação, homenageou motos de seis marcas, que ganharam o Selo em 17 categorias. Além da campeã geral, a Honda venceu em outras cinco categorias com a Biz 110i, CB 650F, PCX 150, SH 300i, NXR 160 Bros. Receberam também a homenagem as marcas BMW, Triumph, Suzuki, Yamaha, Harley-Davidson.

Vendas de magrelas vão crescer
Mesmo com queda de produção em abril, os fabricantes de bicicletas estão otimistas, prevêem um crescimento de 20% este ano, chegando a 800 mil unidades. A frota brasileira de bicicleta é de 70 milhões de unidades e o Brasil é o quarto produtor mundial.

A ilha do lixo
Uma ilha desabitada do Pacífico Sul, a Ilha Henderson, recebeu em suas praias uma montanha de 37,7 milhões de pedaços de plástico. Como isso foi possível? Ela fica no caminho de uma corrente marinha e acaba sendo o depositário do lixo jogado de navios e vindo da costa oeste da América do Sul. Grande parte do lixo é de embalagem descartáveis. O plástico é devastador para os oceanos porque bóia, é ingerido por animais marinhos leva 450 anos para degradar.

__________________________________________________
Este artigo foi publicado originalmente na Agência Autoinforme
joelleite@autoinforme.com.br

Comentários: 0
 

Comente este artigo

Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de questões técnicas ou comerciais. Os comentários serão publicados após análise. É obrigatório informar nome e e-mail (que não será divulgado ao público leitor). Não são aceitos textos que contenham ofensas, palavras chulas ou digitados inteiramente em letras maiúsculas. Também serão bloqueados currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.
Seu nome*: Seu e-mail*: